Asas retas, quase perpendicularmente à fuselagem, permitem velocidades muito menores no pouso e na decolagem do que asas enflechadas.
Já em velocidades maiores (próximas à do som*) as asas têm péssimo desempenho em termos de arrastro do ar.O compromisso encontrado pelos engenheiros de aerodinâmica para determinados modelos de jatos militares foi utilizar uma asa de 'geometria variável': reta nas operações à baixa velocidade, como na decolagem e no pouso; e enflechadas nos regimes elevados, inclusive supersônicos.
O enflexamento em voo pode ser de comando manual ou automático.
Vs: Velocidade do som ao nível do mar =340,29 m/s. # A beleza do voo
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
Gostou? Então não deixe de acompanhar todos os dias nesta coluna, mais uma dica, causo ou grande história!
Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.
Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados ou nosso site AEROJOTA, onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.