Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

A reestruturação da Força Aérea Brasileira. Surgem as ALA. Saem os COMAR / AeroJota Classificados Aeronáutico.

FAB explica as mudanças para os COMAR e para as Base Aérea.

















A Força Aérea Brasileira está mostrando as novas mudanças organizacionais que estão ocorrendo dentro da Força, que fazem parte de um plano de mudanças nunca visto antes.

Diversas Unidades – Base Aérea, COMAR , Unidades Aéreas e Comandos, serão extintos e outros surgirão com um novo conceito.

“A Força Aérea Brasileira desencadeou uma série de ações que permitirão vencer os desafios do amanhã, contribuindo para o desenvolvimento do Poder Aéreo e Espacial Brasileiro, sempre com o foco na missão-síntese da Aeronáutica”, diz um trecho do comunicado.

“Os principais objetivos da reestruturação são, portanto, garantir a perenidade e evolução da FAB; garantir um processo de melhoria contínua; e aumentar a efetividade dos recursos empregado”, diz em outro trecho.

Dentre as mudanças que já estão ocorrendo, podemos destacar algumas: 

Desativação de todos os sete COMAR – Comando Aéreo Regional – e criação de uma nova organização com outros objetivos denominado de “ALA”.

Serão criadas 15 ALAS, que terão sedes nas seguintes cidades: Anápolis, Belém, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Canoas, Galeão, Manaus, Natal, Santa Cruz, Santa Maria, São Paulo, Porto Velho, Recife e Salvador


A primeira delas surgiu no dia 15 de Dezembro, com a desativação do V COMAR (5º Comando Aéreo Regional), e da Base Aérea de Canoas, onde a 3ª ALA que terá sede em Canoas-RS, assumirá a função das duas unidades desativadas.

Cada ALA, será uma organização operativa de nível tático, e terá como Comandante um Coronel Aviador ou um Brigadeiro-do-Ar, que tem como responsabilidade as atividades de preparo nas ações de emprego da Força, quando assim for determinado. Resumindo as ALAS distribuídas pelo Brasil, serão o símbolo de uma Força Aérea focada em sua missão-fim.

Para cumprir sua missão, a ALA será constituída basicamente de esquadrões aéreos, além de grupos, esquadrões e esquadrilhas especializadas em manutenção de aeronaves, suprimentos de aviação, armamento aeronáutico, segurança e defesa.

Todas as ALAS terão unidades aéreas. Veja o mapa ao lado.

As Base Aéreas de Fortaleza, Florianópolis, Canoas dentre outras e talvez Santos, serão desativadas, passando a ser Pista de Apoio para as unidades aéreas em deslocamento.

O 1º/16ºGAv – Esquadrão Adelphi – foi recentemente desativado e suas aeronaves e parte do efetivo, transferido na data de 15 de Dezembro 2016, para a Base Aérea de Santa Maria-RS, distribuídos entre o 3º/10º GAv – Centauro – e 1º/10º GAv – Poker -, que já usam os mesmo tipo de aeronave – A-1 e A-1M, também conhecidos como AMX, em missões de Reconhecimento e Ataque, dentre outras.

Ainda dentro dessa reestruturação, surgiram outros Grandes Comandos, com outras atribuições e que substituirão os antigos, dando maior agilidade nessa nova organização da FAB.


Comando da Aeronáutica – COMAER
Estado Maior da Aeronáutica – EMAER
Comando de Preparo – COMPREP
Comando de Operações Aeroespaciais – COMAE
Comando-Geral de Pessoal – COMGEP
Comando Geral de Apoio – COMGAP
Secretaria de Finanças da Aeronáutica – SEFA
Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA
Departamento de Ciências e Tecnologia da Aeronáutica – DCTA

Todas as mudanças visam reduzir custos, efetivo e tornar a FAB mais operacional e enxuta para as novas tecnologias e aeronaves que já chegaram e as que estarão chegando nos próximos anos. A Força Aérea Brasileira se prepara para a chegada do seu centenário ano.

Para você saber com mais detalhes, todas essas mudanças acesse REESTRUTURAÇÃO DA FAB

AeroJota Classificados Aeronáuticos. Condomínios Aeronáutico, Aeronaves, Peças colecionáveis ou usadas de aviões, Helicópteros, Aviões, Eventos Aéreos, Hangares. Você anuncia grátis no site.

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD