Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

ASA Brasil inicia conversas para criação de uma Autoridade Reguladora de Show Aéreo no Brasil / AeroJota

Avançam os preparativos de profissionalização das Demonstrações Acrobáticas em Show Aéreos.


Aconteceu nas instalações da Esquadrilha da Fumaça, na Academia da Força Aérea Brasileira em Pirassununga-SP, no dia 17 de Março de 2017, mais uma reunião com foco em se criar no Brasil, uma "Autoridade Reguladora de Show Aéreos", dando continuidade as tratativas iniciadas no Projeto ASA Brasil 2016, que aconteceu no Aeroclube de São Paulo - Campo de Marte - na cidade de São Paulo no final do mês de Novembro de 2016.

A 1ª Reunião com Demonstradores e Organizadores de Show Aéreos, contou com a participação de representantes do CBA - Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competição Aérea, ACRO - Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, CAB - Confederação de Aerodesporto Brasiliero, Esquadrilha da FUMAÇA, Esquadrilha CEU, Esquadrilha EXTREME e organizadores do IBAS - International Brazil Air Show , dentre outros diversos participantes do setores, interessados na organização e realização de Show Aéreo no Brasil.

Nesse encontro, foram tratados alguns temas, tais como buscar uma aproximação com o ICAS - International Council of Air Show -, entidade reguladora de Show Aéreos nos Estados Unidos, aproveitando a experiência já adquirida por essa entidade nesse modelo de controle e organização dessa atividade aérea, buscando a qualificação dos pilotos e normas para organização desses eventos aeronáuticos em territóiro brasileiro.

Outro assunto abordado, foi a Regulamentação para aeronaves experimentais com fins comerciais em apresentação em Show Aéreos, já que a atividade sofre pela falta de regulamentação da atividade e isso é um fator impetitivo ao desenvolvimento do setor acrobático, principamente nos evento de Demonstração Aérea.

No Brasil, existe cerca de 250 Pilotos Acrobáticos e apenas uns 30 em atividade regular. Isso demonstra que temos um grande potencial para colocarmos muitas aeronaves e profissionais no ar enaltecendo e fazendo acrobácias em Show Aéreos. O que falta é a figura do AIR BOSS, da regulamentação especifica que ajude o crescimento da atividade e uma autoridade Reguladora de Show Aéreos, nos moldes americanos e tudo isso contribuí para termos mais patrocinadores, organizadores e eventos muito profissionais, onde todos ganham - Organização, Aviadores, Público presente e autoridades.

Visando superar essas dificuldades junto a ANAC, ficou acertado o envio de uma proposta com sugestões de regulamentação para que as negociações avancem mais rapidamente.

Durante a feira do IBAS - International Brasil Air Show, os participantes desse encontro, com outros parceiros interessados, deverão fazer outra reunião com o tema "SHOW AÉREO NO BRASIL", no dia 31 de Março de 2017 as 14h30, na sala de reunião do evento, já com a participação de integrantes da ANAC, para se discutir e avançar nas demandas do setor de Show Aéreos.

Fico também acertado que a Esquadrilha da Fumaça, coordenará a 2ª CONVENÇÃO ASA Brasil 2017, para definição da nova Agenda de Show Aéreos para 2018, e com previsão de acontecer no dia 23 de Novembro de 2017, em local a ser definido em breve.

A organização do ASA Brasil convida todos os interessados no desenvolvimento do Show Aéreo no país a colaborarem com as discussões dos temas através do e-mail: asa@esquadrilhadafumaca.com.br

Para você entender como tudo isso começou, leia a matéria abaixo:

1ª Convenção ASA Brasil 2016


Continue na nossa Escuta. Havendo novidades postaremos aqui.

Obrigado por curtir e divulgar nosso Facebook: https://www.facebook.com/AeroJotaClassificados/

 

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD