Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Alberto Santos Dumont / AeroJota Classificados Aeronáutico.

História distorcida.

Caderno Especial do jornal 'O Estado de São Paulo', traz assunto que poucos brasileiros e aviadores sabem da vida do inventor do avião.

Seu suicídio foi registrado como 'colapso cardíaco', como era um herói, Santos Dumont não se matou e sim morreu do coração.

Essa foi a versão divulgada na época da morte. Era uma farsa. A mentira acabou registrada no Cartório do Guarujá-SP: 'Aos 23 de julho de 1932, em Guarujá, compareceu Próspero Ângelo Esmolari e declarou que em seu apartamento do Grande Hotel do Guarujá, neste distrito, às 11 horas do dia de hoje, faleceu o cidadão Alberto Santos Dumont, sexo masculino, cor branca, solteiro, e engenheiro inventor, natural de Minas Gerais e residente em São Paulo, com 59 anos de idade. Atestou o óbito o doutor Roberto Catunda, que deu como causa-morte colapso cardíaco.'

Esmolari era gerente do Grande Hotel La Plage, o cinco-estrelas onde o inventor viveu as últimas semanas de vida. Santos-Dumont ocupava o apartamento 152. No quarto ao lado, ficava Jorge Dumont Villares, o sobrinho que cuidou dele nos últimos meses de vida. No dia 23, após caminhar pela praia, o inventor subiu para sua suíte e se enforcou com duas gravatas no cano do chuveiro.

A morte parou a Revolução de 1932 por um dia. Esse era o texto da Ordem do dia: 'Em homenagem à memória do imortal pioneiro da aviação, as unidades aéreas do Destacamento do Exército Leste deixarão de bombardear hoje as posições inimigas.'

O luto oficial durou três dias.

Coluna de JPassarelli
Voando Padrão

Cmte José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instutor de Navegação Aérea, T
eoria de Voo e Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil.

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

AEROJOTA Mercado Aeronáutico, é um site de classificados de produtos, peças e serviços aeronáutico, voltado para aviadores, colecionadores, decoradores, designers e entusiastas da aviação e público em geral. Temos instrumentos de voo, peças de avião e diversos produtos colecionáveis, decorativos e souvenirs. No site, você pode divulgar qualquer coisa voltada a comunidade aeronáutica. Convido você a conhecer e divulgar aos seus amigos.

Curta nossa página no Facebook: AeroJota Classificados. Lá você encontrará filmes, fotos de aviões, helicópteros e, curiosidades da comunidade aeronáutica.

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD