Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Despressurização em Voo / Piloto José Passarelli

Pense com o comandante.


Pense com o comandante


Despressurização em voo

Existe um motivo para os aviões comerciais voarem tão alto. A grandes altitudes, o ar é rarefeito, o que diminui a resistência de arrasto e a aeronave consegue voar mais depressa, economizando combustível (querosene de aviação). É comum os voos nivelarem a uma altura de 12 km de altura, FL400 (40.000 pés). O problema é que, quanto mais alto, menor é a pressão atmosférica. Para que os passageiros não morram sufocados, o ar é bombeado e pressurizado na cabine e estabilizado em 8.000 pés (2.400 metros ).

Esse sistema foi introduzido em 1938 no Boeing 307 para voos comerciais. Todavia, nem tudo é perfeito e essa consagrada tecnologia pode falhar. É por esse motivo que você recebe instruções dizendo que, em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente do teto. É algo que não assusta tanto quanto uma pane na turbina, por exemplo. Ledo engano: a despressurização pode matar, e rápido.

Ao contrário de outros tipos de sufocação, como o afogamento, é possível resistir vários minutos. Uma despressurização rápida faria você desmaiar em menos de 15 segundos. Em agosto de 2008, um Boeing 737 da companhia Ryanair, que ia para Barcelona, sofreu uma despressurização parcial da cabine. Para piorar, nem todas as máscaras de oxigênio caíram e, das que caíram, várias não liberaram oxigênio.

O que salvou os 168 passageiros do voo à Barcelona foi a altitude de tráfego da aeronave no momento do acidente, que voava a cerca de 6,7 km de altura, e isso permitiu ao piloto manobrar para 2,2 km acima solo, em que é possível respirar sem máscaras.

Quando voar mantenha seus cintos atados durante todo o voo até a parada da aeronave no gate de destino!


Boa viagem!

Avião não aceita erro, fique vivo, voe padrão cmte! 

Coluna do Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD