Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Entenda um pouco da desorientação espacial e como evita-la durante o voo / AeroJota Classificados Aeronáutico.

O enigma da desorientação espacial.

Existem dois tipos de pilotos: os que já tiveram uma desorientação espacial e os que ainda terão pela proa.

Os olhos são os principais responsáveis pela orientação do piloto durante um voo, uma vez que órgãos de equilíbrio nos ouvidos- denominados de canais semicirculares- e órgãos otólitos* não são muito eficazes como sensores de orientação durante o voo.

Voando IMC*, o piloto perde a sensação de equilíbrio e de orientação espacial fornecidos pelos olhos, que têm no horizonte a mais importante referência.

Considere isto um fato, todo piloto que voar IMC*, por mais experiência que tenha, vai sofrer em algum momento ou em alguma intensidade o problema da desorientação espacial.

É impossível evitar a ilusão completamente. Tudo o que ele deve fazer é evitar que as ilusões causem problemas.

Para prevenir riscos por desorientação, a recomendação é que o piloto se concentre nos instrumentos, minimize movimentos de cabeça, evite olhar muito tempo para baixo e, se possível for, voe em linha reta e nivelado durante um minuto ou mais.

Isso criará condições para que se dê um 'tempo' dos mecanismos de equilíbrio e estabilização do corpo, reforçando a fé do comandante nos instrumentos da aeronave, não por acaso, um dos pontos de apoio no horizonte artificial chama-se 'linha de fé'.

Estudos indicam que, diante da impossibilidade de se evitar ilusões sensoriais, o que pode auxiliar o piloto a reconhecer o início da desorientação e se preparar para enfrentar tais ilusões é obter informações e estar atento ao tema.

* Otólitos são concreções de carbonato de cálcio presentes dentro de câmaras no aparelho vestibular do ouvido interno dos vertebrados e que têm a função de controlar a posição do corpo do animal, ou seja, manter o equilíbrio postural.

* Voo IMC- Condições meteorológicas expressas em termos de visibilidade, distância de nuvens e teto, inferiores aos mínimos especificados para o voo visual (VMC – Condições Meteorológicas de Voo Visual).

Fique vivo, voe padrão comandante!

Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

AEROJOTA Mercado Aeronáutico, é um site de classificados de produtos, peças e serviços aeronáutico, voltado para aviadores, colecionadores, decoradores, designers e entusiastas da aviação e público em geral. Temos instrumentos de voo, peças de avião e diversos produtos colecionáveis, decorativos e souvenirs. No site, você pode divulgar qualquer coisa voltada a comunidade aeronáutica. Convido você a conhecer e divulgar aos seus amigos.

Curta nossa página no Facebook: AeroJota Classificados. Lá você encontrará filmes, fotos de aviões, helicópteros e, curiosidades da comunidade aeronáutica.

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD