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Espaçamento entre pistas de pouso e decolagem / AeroJota Classificados Aeronátuico.

Porque pistas de pouso e decolagem precisam ter uma distância mínima entre elas.

Uma pista de pouso e decolagem de aeronaves, é uma área plana que pode ser construída de asfalto, concreto, terra ou grama. São uma parte indispensável em quaisquer aeroportos, uma vez que aeronaves precisam percorrer uma certa distância no chão antes de alçar voo, ou durante o pouso, assim que tocam o solo,  percorrer uma certa distância para reduzir sua velocidade para parar.

Pistas de pouso e decolagem precisam ser construídas levando-se em conta o padrão dos ventos da região: os ventos precisam ser paralelos à pista em pelo menos 95% do tempo, para a segurança de uma operação de pouso ou decolagem, onde ventos laterais nunca são bem-vindos; quando acontecem, criam turbulência na aeronave, aumentando muito as probabilidades de um acidente.

Quando uma certa região não possui ventos paralelos e constantes à pista de pouso, a construção de uma nova pista, em um ângulo perpendicular à primeira, é aconselhada. Birutas e outros equipamentos de uso aeronáutico indicam a atual direção do vento, e ajudam funcionários da torre de controle em escolher em qual cabeceira da pista as aeronaves irão decolar ou pousar.

A construção de uma nova pista, paralela à outra, pode ser requerida quando é alcançado um determinado limite de operações de pouso e decolagem por hora. Pistas paralelas permitem um número maior de operações simultâneas em um aeroporto.

Muitos aeroportos de grande porte possuem várias pistas que correm em várias direções diferentes e ou várias pistas que correm paralelamente entre si, para permitir uma maximização segura de pousos e decolagens simultâneos.

O principal parâmetro que determina a separação entre as pistas de pouso e decolagem é o efeito gerado pelos vórtices, principalmente pela ponta das asas dos jatos de maior porte que pousam e decolam simultaneamente e essas aeronaves podem ser afetadas pela migração dos poderosos rastros de turbulência sob ação do vento, principalmente de través.

Nessa situação de ventos e turbulência causados pelos vórtices e o deslocamento da própria aeronave em pousos e decolagens simultâneos são os mais delicados para a aviação.

Nestes casos, observa-se geralmente uma distância mínima de 735 metros entre as duas pistas paralelas mais próximas, pois podem existir mais de duas.

Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

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