Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Medo de voar / AeroJota Classificados Aeronáutico

Medo de Voar? Embarque na leitura do livro Voo Noturno, de Antoine de Saint-Exupéry, e relaxe !

 

 

"Voando com o comandante"

'Medo de voar'

 

Nossa cura não convencional para esse mal moderno debilitante é enfiar em sua bagagem de mão o relato de um piloto lutando para manter o controle de um frágil aviãozinho de dois lugares, pego em um ciclone no rumo da Patagônia para Buenos Aires com uma carga de correio destinada à Europa: o arrepiante 'Voo Noturno', de Antoine de Saint- Exupéry. 

 

 

 

Fabien, o piloto do avião-correio, casou-se há apenas três semanas. Quando sua esposa se levanta na escuridão da madrugada para dar-lhe um beijo de despedida, ela admira na roupa de couro de piloto e vê alguém que é quase um Deus: ali está um homem capaz de lutar com os próprios elementos. No momento em que o controle de voo detecta a tempestade vinda do Atlântico, é tarde demais. Em algum lugar sobre os Andes, Fabien é cercado, e não tem como retornar.Com a visibilidade reduzida a zero, ele não tem escolha senão manter-se firme na minúscula cabine de comando, com a aeronave rolando e sacudindo naquele imenso mar de breu. Ele precisa de toda a sua força para manter os controles estáveis, de modo que os cabos estaiados não se rompam. Atrás dele, o operador de rádio recebe choques elétricos nos dedos quando tenta transmitir uma mensagem. Ninguém consegue ouvi-los, ninguém consegue vê-los. Os picos frios dos Andes surgem à frente como enorme ondas que tentam puxá-los para a morte.

 

Você, enquanto isso, sim, você, lendo 'Voo Noturno' dentro da cabine climatizada de seu Boeing 747-400 subindo para atingir a altitude de 40 mil pés (12 km), com um cobertor sobre os joelhos, sua água tônica cuidadosamente colocada na mesinha à frente e comissárias bonitas e sorridentes, passando pelo corredor ao lado, a voz jovial do comandante anunciando calmamente que já está nivelado em quarenta mil pés de altitude, seu dedo levantando a proteção da janela para admirar o círculo baixo do sol...Hein, o que você disse? 'Morrendo de medo?' Verdade? Como Fabien ficaria feliz em ouvir isso! Se seu coração insiste em bater forte, deixe-o vibrar por Fabien e seu controlador de rádio, pela aflita esposa esperando ao lado do telefone. Ou, se preferir, deixe bater forte pelo próprio aviador e escritor Saint-Exupéry, que desapareceu em 1944 enquanto voava sobre o norte da África. Agora volte para o livro, beba essa água tônica e trate de se acomodar, bom voo sobre os Andes, é inesquecível! 

 

Coluna de JPassarelli    

 

  

Cmte. José Passarelli 

 

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

 

 

Gostou? Então não deixe de acompanhar todos os dias nesta coluna, mais uma dica, causo ou grande história!     

 

 

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

 

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados ou nosso site AEROJOTA, onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD