Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Monumento ao Bandeirante FAB 2187 na cidade de Bauru-SP.

Monumento Avião Bandeirante, é uma homenagem ao Coronel da FAB e fundador da Embraer Ozires Silva.


O Coronel da FAB e Fundador da EMBRAER Ozires Silva é homenageado com um monumento na cidade de Bauru, que é um Avião Bandeirante da FAB.

Lançamos pelo facebook do @AeroJotaClassficados, tempos atrás um convite para que os internautas nos informassem sobre monumentos de aeronaves em suas cidades.


Recebemos da nossa internauta @Simone Conceição, apaixonada pela aviação, o relato e fotos de uma aeronave que está em exposição na cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo. Por coincidência, iremos postar a matéria da Simone, no Dia Internacional da Mulher.

Em algumas cidades do Brasil e no mundo, podemos encontrar aviões, que se tornam merecidamente verdadeiros monumentos históricos e pontos turísticos, que enchem de orgulho todos nós apaixonados por aviação.

Em Bauru-SP, o Monumento Avião Bandeirante, é uma homenagem da cidade ao ex-ministro e ex-presidente da EMBRAER Coronel da FAB Ozires Silva, bauruense nato e que participou da criação dessa aeronave e da Embraer.


A Prefeitura de Bauru tomou posse do avião em março de 2016, doado pela Força Aérea Brasileira (FAB), e alocou a aeronave na Praça Duarte Silva, que fica na Avenida Mário Mattosinho, que é uma ligação das Avenidas Getúlio Vargas e Marechal Rondon, na região da Vila Aviação, para quem tiver interesse em conhecer esse exemplar

O avião Bandeirante, voo pela primeira vez em 22 de Outubro de 1968, antes mesmo de a EMBRAER ser oficialmente fundada, para produzir essa aeronave.

Ao todo foram construídas 498 unidades em diversas versões e capacidade, para serem vendidas no Brasil e no exterior, sendo que existe um registro de um avião Bandeirante no filme do Batman – The Dark Knight Rises, lançado nos cinemas em 2012.

Esse exemplar doado pela FAB para a Prefeitura da cidade de Bauru-SP, diga-se de passagem, está muito bem conservado como monumento é, o FAB 2187 que entrou em operação, conforme registro em 11 de Outubro de 1976, inicialmente no 1º/7º GAv – Esquadrão Orugan, sediado na Base Aérea de Salvador-BA.

Durante o seu tempo de serviço ativo na FAB, o Bandeirante 2187, for transferido para a Base Aérea de Canoas no RS, para servir ao 5º ETA  - Esquadrão Pégasus -, finalizando seu tempo útil operacional na Academia da Força Aérea – AFA – na cidade de Pirassununga-SP -


E aí na sua cidade, existe algum monumento ou praça do avião?


Mande o seu texto com fotos para publicarmos no nosso site e todos ficarem sabendo da história dessa aeronave.

Crédito do texto e fotos: Internauta Simone Conceição. Colaboradora do site AeroJota.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados ou nosso site AEROJOTA, onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.  

 

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD