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O avião da FAB 1458 NA T-6D Texan abandonado na cidade de Brusque-SC / AeroJota Classificados Aeronáutico.

Triste fim de uma doação da Força Aérea Brasileira para a cidade de Brusque-SC


O NA T-6D Texan, abandonado na cidade de Brusque-SC

Os monumentos dedicados aos aviões pelo Brasil.

Na sua cidade tem algum monumento dedicado a alguma aeronave? 

Lançamos um desafio pelo Facebook do site AeroJota , aos nossos internautas e seguidores, perguntando se na cidade deles haveria algum monumento dedicado a alguma aeronave.


Desafiamos a escrever e enviar fotos sobre o assunto e a aeronave em questão e alguns seguidores toparam a brincadeira e estão enviando material que iremos publicar aos poucos aqui, em nosso site e em nosso Facebook.

O primeiro que recebemos foi do internauta Roberto Sena, morador da cidade de Brusque-SC, que nos trouxe fotos de um avião NA T-6, mais precisamente um AT-6D, Número FAB 1458, em péssimo estado de conservação, e as fotos são de 25 FEV 2019.

Essa aeronave foi doada para a cidade de Brusque-SC, pela Força Aérea Brasileira FAB, após uma requisição do ex-prefeito Cyro Gevard, isso lá pelos anos de 1965, que gostaria de ter um avião exposto na cidade. Só na próxima gestão, agora do ex-prefeito Antonio Heil, conhecido como NECO, que continuou com as tratativas é que esse pedido foi atendido.

A FAB doou uma aeronave AT-6D Texan, fabricada pela North American, e conhecido genericamente como T-6 (pronuncia-se Tê Meia), independente das variações de fabricação ocorridas no decorrer dos anos.

Foi escolhido o local conhecido como Parque Caixa D’ Água para receber o exemplar e, em abril de 1969, militares oriundos da Base Aérea de Florianópolis foram até a cidade para dar sequencia aos preparativos para receber a aeronave doada.

No início, ainda quando o AT-6D Texan, era um avião conservado pela prefeitura de Brusque-SC, existia até uma escada na lateral da aeronave, onde as pessoas conseguiam ter acesso ao interior da nacele do T-6.

Foi montado na época e no nível do solo, já que o avião ficava em um pedestal, um local onde havia um monitor de TV, com imagens aéreas da cidade, onde os visitantes conheciam o avião e a cidade vista de cima.


A aeronave continua até hoje, exposta no Parque Caixa D’ Água, mas seu estado de conservação pela prefeitura da cidade é lamentável, como mostram as fotos tiradas pelo internauta Roberto Sena, trazendo inclusive perigo para as pessoas que utilizam do parque para as suas atividades.

Talvez muitos se perguntam até hoje, que avião é esse? E porque ele está aqui? Quem ele homenageia? Qual a sua história e porque do seu total abandono?. Perguntas sem respostas.

Um triste fim para uma aeronave que foi fabricada pela empresa North American Aviation, entre os anos de 1930 até 1967, com a designação de NA T-6 Texan, e que teve diversas variações com o decorrer dos anos.

Infelizmente não temos detalhes por quais unidades da FAB o 1458 passou, e se esse era mesmo a sua matrícula original e qual foi a sua história na Força, porque documentos e informações se perderam com o tempo. 

Também não sabemos o porque da prefeitura de Brusque-SC, ter abandonado esse monumento, deixando ele no estado que se encontra. A asa esquerda soltou da fuselagem e está escorada precariamente assim como o trem de pouso principal. Não havendo interesse poderia ser devolvido a FAB que acredito daria um fim mais nobre para esse T-6. 

É uma aeronave clássica, com um motor radial de 9 cilindros, teto operacional de 7.400 metros ou 24.000 pés, trem de pouso convencional retrátil, para dois tripulantes, velocidade máxima de 335 km/h, ou 180 Knots e foram construídos mais de 17 mil aeronaves, de diversos modelos e variações.


Esses aviões NA T-6 Texan, foram utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coréia e na Guerra do Vietnã como Aviões Caça, Controle Aéreo Avançado, Interceptador, Caça-Bombardeiro e Aeronaves Antiguerrilha.

A Força Aérea Brasileira chegou a usar a versão AT-6D, entre os anos de 1947 e 1976, sendo fabricados 81 unidades no Brasil, sobre licença entre os anos de 1946 e 1951.

Diversas unidades da FAB, usaram esse robusto e confiável avião, sendo que a letra A, indicava que era uma aeronave de Ataque e a letra T, indicava que era também uma aeronave de Treinamento.

As versões AT-6D, foram utilizadas também pela Esquadrilha da Fumaça por 23 anos, totalizando 1.270 demonstrações no Brasil, Paraguai, Panamá, Venezuela, Argentina, Guatemala e Guiana.

O recordista mundial de horas de voo em um avião T-6, é um piloto da Esquadrilha da Fumaça, que também veio a se tornar seu Comandante durante sua carreira militar, Coronel Aviador Antonio Arthur Braga, e sua aeronave o FAB 1552, está em exposição no Museu Aeroespacial.

Diversos outras aeronaves NA AT-6D estão espalhadas pelo Brasil. E ae na sua cidade tem alguma? Quer pesquisar e escreve a respeito? Fica o desafio e se você aceitar, iremos postar aqui no site AeroJota, com os créditos do texto e fotos.

Bons Voos a todos. Para você ver outras fotos do estado que está o NA T-6D, acesse o link a seguir:

NA T-6D em Brusque-SC


Crédito das fotos: Internauta Roberto Sena, morador da cidade de Blumenau-SC

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