Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

O filhote de Águia / AeroJota Classificados Aeronáutico.

Como venho ao Mundo.

A águia-fêmea choca somente dois ovos. A águia-macho é coadjuvante na tarefa familiar de incubação, que dura de 43 a 45 dias. Nasce então o primeiro filhote. Três a quatro dias após, nasce o segundo. Aí o filhote mais velho comete um aguicídio: bica o irmãozinho recém-nascido até matá-lo. Somente um em quatro filhotes sobrevive ao ataque do irmão mais velho. Essa crueldade é um mistério da natureza. Talvez se ordene a garantia do equilíbrio ecológico, já que as águias são predadoras vorazes ao ponto de ameaçar a existência de outras espécies como as preguiças, os preás e outros animais de pequeno porte.

Quando filhote, águia se alimenta do que lhe é trazido já semi-digerido no papo dos pais. Aos poucos vão trazendo presas maiores, picadas em pedaços. Por fim, entregam-lhe um coelho inteiro para que sozinha o despedace e coma.

Com a idade de 75-80 dias, a águia filhote já está adulta, do tamanho dos pais. Está madura para voar com independência. Já tem olhos de lince, o bico forte e encurvado, a língua dura e forte como pedra. Já lhe cresceram todas as penas, especialmente das pernas. Esta é uma das características pelas quais se diferencia de seus primos, como o falcão e outras aves carnívoras da mesma espécie. Todos estes têm os pés descobertos. A águia não. Os trinta tipos conhecidos de águias têm penas cobrindo inteiramente suas pernas até os pés. Agora está pronta para ganhar o azul do céu, sobrevoar as montanhas mais altas, enfrentar ventos severos e tempestades.

Um dia antes de voar, pode-se ver a águia-filhote acercando-se das bordas do ninho. Espia para o abismo, pois lá embaixo, no solo, estão os animais que vai caçar. Ou para o profundo dos céus, para a infinita liberdade, onde seus pais estão circulando, ao sabor dos ventos. Se os olhos estão fixados no chão, é nas alturas que tem o coração.

PS: A águia tem uma ametropia da visão, sofre de hipermetropia, a saber, enxerga bem de longe e mal de perto devido a inserção dos olhos na caixa craniana. Só que quando ela visualiza uma presa, independente da altura em que está voando, ela já tem calculada a distância e a velocidade com que vai atacar. É um dom de Deus!

Coluna de JPassarelli
Voando Padrão

Cmte José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea,
Teoria de Voo e Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

AEROJOTA Mercado Aeronáutico, é um site de classificados de produtos, peças e serviços aeronáutico, voltado para aviadores, colecionadores, decoradores, designers e entusiastas da aviação e público em geral. Temos instrumentos de voo, peças de avião e diversos produtos colecionáveis, decorativos e souvenirs. No site, você pode divulgar qualquer coisa voltada a comunidade aeronáutica. Convido você a conhecer e divulgar aos seus amigos.

Curta nossa página no Facebook: AeroJota Classificados. Lá você encontrará filmes, fotos de aviões, helicópteros e, curiosidades da comunidade aeronáutica.

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD