Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Onde estava o Comandante? / AeroJota Classificados Aeronáutico.

Relembrando o caso da Air France que despencou sobre o Oceano Atlântico.

Onde estava o capitão?

O comandante do Airbus , A330-200 da Air France que despencou sobre o Oceano Atlântico anos atrás, matando seus 228 ocupantes, revelou o que aconteceu na cabine de comando nos minutos anteriores a tragédia. Em meio a uma tempestade severa no trajeto Rio de Janeiro-Paris do voo 447, o PA-Piloto Automático desacoplou-se, em consequência da perda de dados de velocidade, e os copilotos, que estavam no comando- o comandante, o francês Marc Dubois, se encontrava descansando numa cabine ao lado, como é de praxe em viagens muito longas-, não conseguiram estabilizar a situação. Sentindo que o avião lhes fugia ao controle, por várias vezes um dos copilotos chamou Dubois, que levou cinquenta segundos para retornar à cabine. Os relatórios sobre a caixas-pretas não determinam que esta demora tenha contribuído para o acidente.

Pois bem, meses atrás, a rede de de televisão americana ABC adicionou um nove elemento aos momentos finais do voo. Segundo duas fontes ouvidas pela reportagem da emissora, uma ex-aeromoça da Air France, Véronique Gaignard, que estava a bordo como passageira, seria namorada de Dubois. A ABC levanta a hipótese de que os dois estivessem juntos durante o descanso do comandante. Dubois tinha 58 anos e era casado, com dois filhos, Véronique tinha 51 e era solteira. Seis meses antes havia se desligado dos quadros da Air France para se dedicar as sua duas paixões: a pintura e o canto lírico. Ao tempo do acidente, tinha duas apresentações marcadas na agenda.

O diretor do BEA, órgão do governo francês encarregado da investigação de acidentes aéreos, diz que Véronique não consta dos relatórios da queda do A330-200 porque 'não nos interessa a vida particular do piloto'. Também diz não acreditar que o 'suposto namoro de Dubois com Véronique tenha contribuído de alguma forma para o acidente'. O fato do comandante do A330 ter uma namorada a bordo é mais um drama humano que se junta a tantos provocados pelo mergulho do avião no mar. A mulher do copiloto Pierre-Cedric Bonim também estava a bordo, deixando órfãos os dois filhos do casal, à época com 8 e 4 anos.

As conclusões sobre a o que aconteceu naquela noite fatídica jamais serão totalmente conhecidas, mesmo com o relatório final emitido sobre o voo 447.

Leia o Avião. Pilote o Manual.

Fique Vivo Comandante! Voe Padrão.

Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

AEROJOTA Mercado Aeronáutico, é um site de classificados de produtos, peças e serviços aeronáutico, voltado para aviadores, colecionadores, decoradores, designers e entusiastas da aviação e público em geral. Temos instrumentos de voo, peças de avião e diversos produtos colecionáveis, decorativos e souvenirs. No site, você pode divulgar qualquer coisa voltada a comunidade aeronáutica. Convido você a conhecer e divulgar aos seus amigos.

Curta nossa página no Facebook: AeroJota Classificados. Lá você encontrará filmes, fotos de aviões, helicópteros e, curiosidades da comunidade aeronáutica.

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD