A energia térmica na câmara de combustão de um motor a jato depende diretamente do conteúdo efetivo (massa) do combustível misturado com o ar, e não de seu volume, que varia conforme a temperatura. O mesmo aplica-se aos motores a pistão, mas a quantidade de combustível consumida é inferior. Os jatos exigem uma precisão bem maior nos cálculos de abastecimento e controle de consumo horário. Em média, um litro de querosene pesa 800 gramas. Esta conversão é feita na hora do abastecimento, pois hidrantes de caminhões-tanques só conhecem litros.
Coluna de JPassarelli
Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!
Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.
Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados ou nosso site AEROJOTA, onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.