Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Porque o Avião BAe 146 tão pequeno tem 4 motores? / AeroJota Classificados Aeronáutico.

4 motores em uma aeronave BAe 146 o tornam mais econômico?

Recentemente tive a oportunidade de voar três vezes no BAe 146!

Por que um avião tão pequeno tem quatro motores professor?

O motivo de um avião tão pequeno quanto o BAe 146 ter quatro motores deve-se especialmente a falta de tecnologia disponível na época do projeto original.

Quando foi projetado pela de Havilland Aircraft Company como D.H.123, o BAe 146 foi proposto como um turbohélice bimotor.

As características de projeto determinavam bom desempenho em pistas curtas, baixos níveis de ruído e grande economia de combustível.
A Hawker Siddeley comprou a de Havilland e (ainda na prancheta de desenho), o projeto da aeronave tornou-se um substituo para o biturbina HS 748, e foi chamado de HS 144.

Na época, os motores disponíveis para o HS 144 eram os Pratt & Whittney JT8D (utilizado nos Boeings 727 e 737) e os Rolls-Royce Spey (usados nos BAC 1-11).


Como as asas do novo avião não poderiam suportar o peso desses motores, foi decidido mudar o projeto, e utilizar quatro motores menores, dois em cada asa.

Um dos argumentos de venda da nova aeronave era o baixo ruído das quatro turbinas menores, tornando-o ideal para aeroportos centrais.

A Hawker contratou a Avco Lycoming para os motores ALF502, e o projeto quadrimotor foi lançado em 1973.



Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

AEROJOTA Mercado Aeronáutico, é um site de classificados de produtos, peças e serviços aeronáutico, voltado para aviadores, colecionadores, decoradores, designers e entusiastas da aviação e público em geral. Temos instrumentos de voo, peças de avião e diversos produtos colecionáveis, decorativos e souvenirs. No site, você pode divulgar qualquer coisa voltada a comunidade aeronáutica. Convido você a conhecer e divulgar aos seus amigos.

Curta nossa página no Facebook: AeroJota Classificados. Lá você encontrará filmes, fotos de aviões, helicópteros e, curiosidades da comunidade aeronáutica.

 

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD