Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Vovó voava como uma borboleta / AeroJota Classificados Aeronáutico

A incrível história da aviadora pioneira Elza Maria Marsiglio Schwarz.

 

 

Conta lenda que em seu tempo, vovó era uma bela borboleta.

 

 

Elza Maria Marsiglio Schwarz foi uma mulher moderna.

Afinal, era bem incomum, no fim da década de 1940, uma jovem com seus vinte e poucos anos pilotar aviões. A paixão pela aviação era aprovada pela mãe, Carlota, mas escondida do pai, Mário. Elza fez aulas e, depois de ser aprovada pela Aeronáutica, conseguiu o desejado brevê .Ao contar para o pai sobre a façanha, ganhou um castigo e não teve autorização para ir ao Rio de Janeiro buscar o documento. A família diz acreditar que ela foi uma das primeiras mulheres a pilotar avião no Estado de São Paulo.

 

Após abandonar a aviação, dedicou-se a arte de lecionar, começando no município de Herculândia-SP. Pilotar aviões e ensinar, no entanto, não foram desafios maiores que cuidar dos cinco filhos sozinha, em Jaú, no interior paulista, depois da viuvez precoce, aos 42 anos. Sua casa foi local de ensaios de inúmeras bandas dedicadas a músicas da Jovem Guarda que tinham seus filhos como integrantes.Teve uma carreira marcante na educação musical. Foi professora de escola rural por muitos anos. Já lecionando na cidade, aposentou-se como vice-diretora de escola.Na família era conhecida pelo perfil agregador. Seus netos a chamavam de 'Vovó Pode-Pode', pois na casa dela, podiam fazer tudo que não oferecesse perigo. Alguns espertos até aprenderam a jogar xadrez com ela. Sofria do mal de Alzheimer e faleceu no dia 20 de fevereiro, aos 87 anos. Além dos filhos Mário, José Antônio (meu xará), Paulo, Luiz Fernando e Carlos Henrique, deixou dezessete netos, quatro bisnetos e um ensinamento: lutar em vida pelo que se acredita.


Venha me ensinar a voar 'Vovó Pode-Pode', me aprimore na arte de voar como a borboleta! Beijos em seu coração aonde quer que esteja voando agora na imensidão dos céus vovó, voe sempre avante e atrás da linha do horizonte...A sua benção vovó Elza... 

 

Coluna de JPassarelli  

 

 

 Cmdte. José Passarelli 

  

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

 

 

    

Gostou? Então não deixe de acompanhar todos os dias nesta coluna, mais uma dica ou grande história!

 

 Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.   

 

 Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados ou nosso site AEROJOTA, onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis. 

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD