Seja qual for o tamanho do avião comercial, seu projeto é feito para que, você saia em 90 segundos.
Apenas 90 segundos
Seja qual for o tamanho de um avião comercial, seu projeto é feito para que, em menos de 90 segundos, os passageiros possam abandonar a aeronave em caso de acidente
# Prioridade número 1: se manter consciente!
1- A primeira e mais importante instrução que se dá aos tripulantes de cabine na hora de abandonar uma aeronave é que devem preservar a sua integridade física, como forma de garantir a dos passageiros. Se o encarregado de dirigir a evacuação tiver problemas, os passageiros se encontrarão ainda mais desorientados.
2- No caso de uma evacuação, os entendidos em segurança recomendam, sempre seguir as instruções da tripulação de cabine. Nunca deve-se agir por conta própria, nem atrapalhar a saída dos outros passageiros.
3- A fim de garantir que a evacuação aconteça o mais rápido possível, as pessoas com dificuldades de locomoção serão as últimas a abandonar a aeronave. A tripulação de cabine deverá manter sempre as saídas desobstruídas e, para isso, ajudará ou até empurrará os passageiros, para que saltem rapidamente na rampa.
4- Nada do que se diz ou acontece durante uma evacuação é gratuito, por isso é necessário seguir estritamente as instruções da tripulação. Uma bobagem, como o fato das mulheres tirarem os sapatos de salto alto, é muito importante. Com eles, elas poderão rasgar a rampa inflável e inutilizá-la, impedindo a saída- em segurança- dos outros passageiros, com a consequente perda de tempo no deslocamento para outra saída de emergência.
PS: Condensado de artigo da jornalista Esther Apesteguia.
Leia o avião, pilote o Manual!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.