Piloto Automático – PA – apenas segue instruções.
Até que ponto o piloto automático conduz um avião sozinho?
Até a coisa ficar feia, basicamente
O piloto automático(PA) não decide nada – apenas segue instruções.
Se o piloto humano ordenar que o avião suba para 40 mil pés(12.000m) por exemplo, o computador se encarrega de mudar a altitude, mantendo as outras variáveis constantes.
Quando há turbulência, o piloto automático desacopla(desliga) por conta própria.
Se o comandante não considerar prudente lidar com o tempo ruim no modo manual, ele pode dar ao avião instruções para que ele desvie das nuvens. De novo: o avião até topa reassumir o comando, mas vai só obedecer, sem decidir.
Além de não gostar de ventanias e temporais, o piloto automático também é desligado por precaução quando o humano comete um erro ao operá-lo.
Decolagem e pouso também são delicados: a primeira é inteiramente responsabilidade do piloto humano. Já no pouso, o automático leva o avião até muito próximo da pista, mas o controle volta para o manual imediatamente antes do avião tocar o chão.
É bom lembrar que o piloto automático é apenas um dos muitos sistemas que ajudam a direcionar o avião. Ele faz parte do controle automático, que inclui também softwares estabilizadores, o um sistema que “filtra” as ações do piloto, tornando-as mais suaves.
Leia o avião, pilote o Manual!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.