Aviões comerciais a jatos conseguem se movimentar para trás usando apenas os motores?
Avião dá marcha à ré?
A marcha à ré é utilizada por algumas companhias aéreas como um método mais barato de movimentar jatos comerciais para sair da posição junto ao ‘finger'(1), eliminando a necessidade de um veículo rebocador que pode chegar a US$ 1,5 milhão.
O procedimento começou a ser utilizado pela Eastern Airlines em seu Hub(2) na cidade de Atlanta-EUA, no início dos anos 80, e logo foi adotado por outras companhias.
Este método era utilizado inicialmente apenas por aviões com motores instalados atrás, devido à possibilidade dos motores instalados abaixo das asas sugarem objetos estranhos durante as operações no solo em regime de alta potência, mas pouco tempo depois, a também norte-americana Frontier Airlines começou a utilizar o sistema com seus Boeing 737.
No caso de utilizarem os reversores, os passageiros podem observar que a aeronave se desloca ligeiramente para frente antes de iniciar a ‘marcha à ré’. Isso acontece porque os motores necessitam avançar um pouco antes de serem abertos os reversores. Isso também facilita o movimento para trás, pois os pneus tendem a se achatarem após a parada da aeronave, e o empuxo do reverso não é tão eficiente na hora de mover um avião pesado, quanto ao empuxo para frente.
Para utilizar os reversores é necessário contar com uma boa equipe de terra para orientar o piloto, espaço suficiente para manobrar a aeronave sem chegar próxima a outros aviões ou equipamentos, além de boas condições de rampa e visibilidade. Como em todas as operações com aeronaves, o comandante é quem dá a última palavra a respeito do procedimento a ser utilizado.
Ele ou ela pode exigir um ‘pushback’ (3) por motivos de segurança.
Algumas companhias proíbem terminantemente as operações com reversores. Nos dias de hoje, dificilmente é utilizado.
(1) Finger: Uma ponte telescópica de embarque, é um dispositivo que faz a ligação entre o terminal do aeroporto e o avião, permitindo assim, a entrada e saídas dos passageiros, sem a necessidade de ônibus para transporte ou os passageiros andarem pela pista.
(2) Hub: centro de conexão são designações dadas ao aeroporto utilizado por uma companhia aérea companhia como ponto de conexão para transferir seus passageiros para o destino pretendido, no qual viajantes em trânsito entre aeroportos que não são servidos por voos diretos trocam de aeronave para continuar sua viagem ao destino final. Vale também para o transporte de cargas.
(3) Pushback: é o procedimento pelo qual um avião é rebocado desde o local onde está parado, até uma posição designada. Este processo é efetuado por um veículo, chamado de rebocador, que é ligado ao avião por uma barra.
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.