Categories: Notícias

A-380 passa por dificuldades no mercado de grandes jatos comerciais / AeroJota Classificados Aeronáutico.

Aeronaves Airbus A-380 tem sua eficácia posta a prova.

Companhias Aéreas que operam a gigantesca aeronave A-380 fabricada pelo consórcio europeu Airbus, começam a repensar a aeronave, visando redução de custos e maior operacionaliade de suas linhas aéreas.

A empresa aérea Singapore Airlines não pretende mais alongar seu contrato de arredamento do seu primeiro Airbus A-380 e vai devolve-lo ao proprietário que é um fundo de investimento alemão – Dr Peter Group -, que também é o dono de outros quatros modelos operados pela Singapore.

Em 2017, termina o contrato de arrendamento da primeira aeronave que foi feito em 2007 e custa por mês a Cingapure US$ 1,71 milhão de doláres. Os outros 4 Airbus A-380 terão seu futuro decidido no primeiro semestre de 2017, se terão ou não seus contratos de arrendamentos renovados ou se as aeronaves serão também devolvidas.

Como a Singapore estará recebendo a partir de 2017, seus A-380 adquiridos da Airbus – 5 no total -, a companhia deve manter em voo apenas aeronaves novas, o que reduz seus custos de manutenção para uma aeronaves desse porte.

Para a Airbus, a decisão da Cia Aérea foi mais um golpe duro já que ela vem a todo custo promover e incrementar a frota de A-380 pelo mundo. Não caiu bem no mercado de aviação comercial, que uma das maiores empresas aéreas do mundo não tem certeza sobre a viabilidade dessa aeronave em sua frota.

Segundo o vice presidente comercial da Singapore Airlines, Mr Mak Swee Wah, disse em recente entrevista, “o A-380 foi idealizadeo quando havia muita expectativa e necessidade do mercado para uma aeronave desse porte. O Airbus A-380 continua sendo uma aeronave adequadada para viagens de alta densidade, mas para quando essa demanda existir.”


Das 1.000 aeronaves previstas para serem entregues entre 2007 e 2020 – projeção feira pelo fabricante – apenas 195 foram entregues ao mercado e existem outros 125 aviões com encomendas, mas nem todas “firmes”, que é quando as cias aéreas iniciam os pagamentos.

O consórcio Airbus vem reduzindo gradativamente a produção do seu mega avião A-380. Essa crise no mercado de aviação civil, fez com que a Airbus diminui-se o ritmo de desenvolvimento da nova versão/geração dos A380, o que gera uma expectativa no mercado de um possível cancelamento de uma nova variante da aeronave.

Em 2017 esta planejado serem entregues 27 Aeronaves A380 e para o ano de 2018 a quantidade esta reduzida nesse momento para 12 aeronaves.

Mas as notícias ruins não param por ae para a família do A-380. A Cia Aérea Malaysia, que opera outros seis quadrireatores A-380, esta a procura de compradores para as suas aeronaves da frota.

Atualmente a Emirates é o maior operador do A380 com 82 jatos em serviço. Por enquanto não houve sinalização por parte da empresa de não mais operar ou ampliar a sua frota de A380

Uma outra Cia Aérea, que colocou os A-380 em duvidas, foi a Australiana Qantas. Recentemente o CEO da empresa Mr Alan Joyce, disse que: A Qantas possui 12 aeronaveis do modelo A-380 em sua frota e já possuímos rotas rentaveis para não precisarmos mais operarmos com os nossos jatos A-380 e insinou que a empresa não iria mais precisar dos 08 modelos já encomendados junto ao Consórcio Europeu.

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

AeroJota

Recent Posts

Aeroporto Metropolitano do Guarujá, está com a pista pronta.

Pista do Aeroporto Metropolitano do Guarujá é finalizada e obras do terminal já começaram, aproximando…

15 horas ago

Slots da Voepass em Congonhas podem ser redistribuídos

Aeronáutica sugere que os slots da Voepass em Congonhas, atualmente inativos, sejam redistribuídos entre GOL,…

19 horas ago

Nevoeiro em São Paulo afeta voos no Aeroporto de Congonhas

Nevoeiro em São Paulo atinge apenas a Zona Sul e causa redirecionamentos e cancelamentos de…

20 horas ago

27 ABR 2025 – Confraternização dos Veteranos da Aviação Agrícola do Brasil – Novo Hamburgo-RS

Confraternização dos Veteranos da Aviação Agrícola acontece no dia 27 de abril de 2025, no…

1 dia ago

Veteranos da Aviação Agrícola se reúnem no Aeroclube de Novo Hamburgo-RS

Encontro dos Veteranos da Aviação Agrícola acontece no dia 27 de abril de 2025, no…

1 dia ago

Voo inaugural do Fairchild PT-19 do Aeroclube de Garibaldi

Fairchild PT-19 restaurado pelo Aeroclube de Garibaldi fará voo inaugural em 17 de maio de…

1 dia ago