Categories: Notícias

A agulha de uma bússola não aponta para o Polo Norte / Piloto de Avião José Passarelli.

Dica do Comandante.

Dica do comandante.

A agulha de uma bússola não aponta para o Pólo Norte, como pensa a maioria.

O Pólo Norte é a extremidade setentrional do eixo da Terra.

A agulha de uma bússola aponta para o norte magnético (criado pelo magnetismo da Terra), que se desloca com o tempo, decaindo lentamente sobre o Ártico canadense.

O Serviço de Pesquisas Geológicas do Canadá completou uma pesquisa magnética e confirmou que o pólo norte magnético está se deslocando para noroeste aproximadamente a trinta milhas por ano.

Em 2005, o pólo norte magnético estava localizado a 82,7° de latitude norte por 114,4° de longitude- a nordeste da Ilha Ellef Ringnes no Canadá.

Todo dia o pólo magnético digressiona irregularmente em torno dessa posição média e pode ser deslocado sessenta milhas ou mais.

Você não consegue chegar ao Pólo Norte fixo, pois ele se desloca, é como tentar pegar a gravidade com as mãos.


Fique vivo, voe padrão comandante!

Leia o avião, pilote o Manual!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Avião Bimotor cai no centro de Gramado–RS. Não há sobrevivente.

Avião Piper Cheyenne  400, um Bi Motor, cai 3km após a decolagem, na cidade de…

3 horas ago

Ruy Flemming – Noite Feliz, Uma Canção Mundial.

Feliz Natal Com a Canção Composta Especialmente Para Essa Noite. Por Ruy Flemming

6 horas ago

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

2 dias ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

2 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

3 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

4 dias ago