Categories: Notícias

A desorientação espacial em voo (Cmte.José Passarelli)

O único instrumento que consegue se manter ‘orientado’ é o giroscópio, por isso, é usado para produzir o ‘horizonte artificial’.

“É tempo para o conhecimento”

‘A desorientação espacial em voo’

Quanto a sugestão de um colega professor de física e aviador, de se colocar um pêndulo para referência vertical no interior da aeronave, discordo diametralmente. 

É de suma importância esclarecer que a ‘vertical’, no avião, geralmente significa a direção do piso da aeronave e não do solo abaixo dela. 

Um teste simples: ao voar de jato (ou qualquer outro avião), feche os olhos durante uma curva e tente adivinhar sem observar pela janela, se o avião continua inclinado virando e em que instante ele voltou a posição normal.

É impossível, especialmente se o comando do piloto for suave.

Pois bem, essa é uma típica confusão espacial, porque a força gravitacional durante as curvas sofre a influência da força centrífuga fazendo a força resultante de atuação apontar para o piso do avião (por isso, o copo de água se mantém ‘nivelado) durante a curva e é possível andar pelo avião normalmente apesar da inclinação real em relação ao solo. 

A ‘desorientação espacial’, portanto, não poder ser resolvida por um pêndulo, porque este apontará, sempre, a direção da força resultante ( conjugação de todas as forças atuantes) e, não, da foça gravitacional (que indicaria a direção do solo, o verdadeiro ‘para baixo’).

Na realidade, o único instrumento que consegue se manter ‘orientado’ é o giroscópio e, por isso, é usado para produzir o ‘horizonte artificial’.

  Coluna de JPassarelli   

Cmte. José Passarelli   

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota 

AeroJota

Recent Posts

ANAC suspende provas teóricas por falta de recursos para pagar a FGV

ANAC suspende provas teóricas: impacto para a aviação civil

10 horas ago

Laudo do CENIPA aponta falhas e restrições médicas em piloto de acidente com o monomotor PT-FLK em Belo Horizonte

Laudo do CENIPA detalha histórico médico e falhas do piloto no acidente de 11 de…

14 horas ago

10º Arraiá Aéreo 2025 Inspirando Gerações: atrações aéreas e horários divulgados

Tudo pronto para o 10º Arraiá Aéreo 2025 Inspirando Gerações

1 dia ago

Saab avalia riscos da aproximação do Brasil com a Rússia para o programa Gripen

Gripen em foco: Brasil e Rússia preocupam a Suécia

1 dia ago

Azul irá suspender rotas internacionais a partir de agosto durante recuperação judicial

Azul irá suspender rotas internacionais a partir de agosto, visando otimizar a eficiência operacional durante…

1 dia ago

F-39E, KC-390 e Duas Demonstrações da Esquadrilha da Fumaça no 10º Arraiá Aéreo 2025 Bauru

10º Arraiá Aéreo 2025 Bauru: atrações confirmadas e novidades imperdíveis

2 dias ago