Pensar avião nos aproxima.
A hélice contra-rotativa em bimotores.
Nos bimotores convencionais, ambas as hélices giram em sentido horário, quando vistas da posição do piloto.
Quando as pás são contra-rotativas, a do motor esquerdo gira em sentido horário e a do motor direito, em sentido anti-horário.
Esta configuração surgiu para equilibrar os efeitos do torque dos dois motores- igualmente importante- eliminar o problema do ‘motor crítico’ (o esquerdo) em caso de pane, principalmente nas decolagens com pouca velocidade e baixa altura.
Alguns aviões com hélices contra-rotativas:
Piper Navajo, Sêneca,
Twin Comanche,
Seminole- Beeche ‘Duchess’ e, olhando para trás, o Lockheed P-38 Lightining a até o Flyer dos irmão Wright.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Leia o avião; pilote o Manual!
Boa viagem!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…