Pensar avião nos aproxima.
A hélice contra-rotativa em bimotores.
Nos bimotores convencionais, ambas as hélices giram em sentido horário, quando vistas da posição do piloto.
Quando as pás são contra-rotativas, a do motor esquerdo gira em sentido horário e a do motor direito, em sentido anti-horário.
Esta configuração surgiu para equilibrar os efeitos do torque dos dois motores- igualmente importante- eliminar o problema do ‘motor crítico’ (o esquerdo) em caso de pane, principalmente nas decolagens com pouca velocidade e baixa altura.
Alguns aviões com hélices contra-rotativas:
Piper Navajo, Sêneca,
Twin Comanche,
Seminole- Beeche ‘Duchess’ e, olhando para trás, o Lockheed P-38 Lightining a até o Flyer dos irmão Wright.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Leia o avião; pilote o Manual!
Boa viagem!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Robson Helicopter surpreende mercado e lança novo helicóptero R-88 para 2 pilotos e 8 passageiros
Acidente aéreo em Peruíbe: instrutor de voo morre e aluno fica ferido
Evento VIII Encontro das Mulheres acontece no dia 15 de março no Teatro Bor, em…
Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo,…
Esquadrilha Céu Anuncia Datas das Suas Demonstrações Aéreas em 2025
Experiência única com a ACRO: Cambalhotas, força G e a paixão inigualável pelo voo acrobático.…