História

A história dos aviões AT-6 da Quadragésima Primeira Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 41 ERA (Vampiros), na BASP.

A história dos aviões AT-6, na Base Aérea de São Paulo (BASP), da Quadragésima Primeira Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque (41 ERA), Vampiros. / AeroJota Classificados Aeronáutico.

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A Base Aérea de São Paulo (BASP), localizada na cidade de Guarulhos-SP, já abrigou uma unidade aérea de grande importância para a Força Aérea Brasileira. Essa unidade era a Quadragésima Primeira Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque, (41 ERA), também conhecida como “Vampiros”. O principal meio utilizado por essa esquadrilha eram as aeronaves North American AT-6, A de Ataque, T de Treinamento.

A importância das aeronaves North American AT-6 na 41 ERA na Base Aérea de São Paulo (BASP)

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As aeronaves North American T-6 desempenharam diversas funções cruciais para a Força Aérea Brasileira. Chegaram em 1942 e foram utilizados em diversos Esquadrões e Esquadrilhas da FAB até 1976 quando foram desativados do serviço militar. Foram usados em missões de treinamento avançado, tiro, bombardeio, patrulha diversas e demonstração aérea

Essas aeronaves foram fundamentais para garantir a segurança das fronteiras brasileiras, realizando missões de vigilância e repressão ao tráfico de entorpecentes. Além disso, o treinamento de pilotos militares era realizado com o auxílio dos T-6, que proporcionavam uma experiência de voo essencial para o desenvolvimento das habilidades dos futuros aviadores da FAB. A letra T vem de Treinamento.

Não podemos esquecer sua importante participação na Esquadrilha da Fumaça com o saudoso e lendário Coronel Braga liderando sua equipe.

Durante o tempo em que a Esquadrilha 41 permaneceu em atividade na Base Aérea de São Paulo (BASP), ela exerceu diversas atividades muito importante para a época, onde podemos citar algumas: patrulhamento de localidades para evitar o roubo de gado; reconhecimento fotográfico e visual; patrulhamento de fronteiras; repressão ao contrabando; bombardeamento de plantações e maconha; patrulhamento de campos de pouso clandestinos. Dentre outras missões externas em manobras militares, algumas das mais relevantes, Operação Xavante, Operação Anchieta e Operação Catrapo II, até a  a sua desativação e substituição por outro Esquadrão que utilizou as suas instalações na BASP.

Para saber mais detalhes e ter maior conhecimento, indicamos ler o link abaixo, com outros sub-links que tratam desse assunto com mais profundidade.
https://historiadafab.rudnei.cunha.nom.br/2020/12/29/esquadrilha-de-reconhecimento-e-ataque-41-esquadrilha-vampiros/

A substituição do AT-6 pelos modernos jatos fabricados pela Embraer AT-26 Xavante.

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Com o avanço tecnológico e a evolução das necessidades da Força Aérea Brasileira, chegou um momento em que as aeronaves North American T-6 foram substituídas por jatos mais modernos fabricados pela Embraer. O AT 26 Xavante, um avião de ataque leve e treinamento, assumiu o lugar dos North American AT-6.

Essa substituição trouxe avanços significativos para a Força Aérea Brasileira, uma vez que os jatos Xavante possuíam recursos mais avançados e maior capacidade de desempenhar as missões atribuídas à Esquadrilha 41 VAMPIROS. Com a chegada dessas novas aeronaves, a 41ª Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque passou a ter outra designação e função, tornando-se o Quarto Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (4o EMRA), Operações Aéreas Especiais.

Além dos jatos AT 26 Xavante, o Esquadrão 4o EMRA também recebeu os helicópteros multi função Huey UH-1H e as aeronaves de ligação e observação do 4º ELO, Neiva L-42. Esses novos meios aéreos ampliaram as capacidades operacionais da antiga Esquadrilha, permitindo a realização de uma variedade ainda maior de missões militares.

Conclusão

A história dos aviões North American AT-6 da Quadragésima Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 41 ERA é marcada pela importância dessas aeronaves na Força Aérea Brasileira. Durante anos, os AT-6 foram responsáveis por patrulhar as fronteiras, combater o tráfico de drogas e treinar pilotos militares.

Com a evolução tecnológica, os NA T-6 foram substituídos por jatos mais modernos, como o AT 26 Xavante, que trouxeram avanços significativos para a esquadrilha. Na época, o Quarto Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (hoje também desativado), contava com diversos meios aéreos, incluindo helicópteros e aeronaves de ligação e observação, ampliando ainda mais suas capacidades operacionais.

A história dos aviões North American AT-6 da Quadragésima Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 41 é um exemplo do constante aprimoramento e modernização da Força Aérea Brasileira, que busca sempre estar preparada para enfrentar os desafios e cumprir suas missões com excelência. 

Restauro do avião North American AT-6 prefixo FAB 1478

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Hoje, um modelo dessa aeronave com o emblema da Quadragésima Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque (41 ERA), VAMPIROS, esta exposta na Base Aérea de São Paulo.

Um grupo de Veteranos da Força Aérea Brasileira, (https://www.facebook.com/avfab.oficial), foram convidados a participar da restauração desse monumento ícone da aviação militar. Essa restauração é uma forma de preservar a história e honrar todos os militares que serviram na aviação militar brasileira e na Base Aérea de São Paulo (BASP)

A Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB), está fazendo um apelo por auxílio financeiro para a reforma dessa aeronve, que está em estado de deterioração, e necessita de reparos urgentes para preservar sua história e importância para a Base Aérea de São Paulo (BASP).

Banco: 461 – Asaas I.P S.A – Agencia: 0001 – Conta: 3296568-3 – Titular: ASSOCIAÇÃO DOS VETERANOS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA – AVFAB – Chave PIX CNPJ: 30.910.237/0001-70. Identifique a sua contribuição escrevendo EMBLEMAS.

Se você quiser saber mais sobre como ajudar ou fazer uma doação, entre em contato com os veteranos da FAB através do telefone (WhatsApp) 55 11 9 4235-1984 ou por meio das redes sociais da AVFAB no Facebook.

Para você saber mais sobre esse avião e o AT 26 Xavante prefixo FAB 4585, que serão restaurados, acesse o link abaixo e procure as notícias.
https://aerojota.com.br/noticias/

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