Categories: Notícias

A Origem das Cartas de Navegação Aéreas / AeroJota Classificados Aeronáutico.

Erley Borge Jeppensen o criador das Cartas Aeronáuticas.

O aviador Elrey Borge Jeppesen desenhava à mão suas primeiras cartas aéreas na década de 30. Elrey Jeppesen obteve sua licença de piloto em 1927 e, na década de 30, já pilotava comercialmente nas linhas do Correio Aéreo da Boeing Air Transport.

Os voos eram muito arriscados, não havia mapas de terreno e a meteorologia era muito desafiadora. Para sobreviver, Jeppesen começou a anotar num caderno todos os detalhes de aeroportos onde operava, detalhando minuciosamente árvores, riachos, montanhas, estradas de ferro e observações sobre a meteorologia local,o perigo de pássaros na aproximação, etc…

O caderno se transformou num manual, que foi muito apreciado pelos colegas de voo. Jeppesen acabou vendendo várias a US$ 10,00 cada.

Ainda na década de 30, o cartógrafo e aviador passou a voar na United Airlines, formada pela união da Boeing Air Transport com a Varney Airlines. Algumas cartas aéreas feitas pela United foram distribuídas, mas os pilotos preferiam as de Jeppesen. A companhia resolveu, então, adotar oficialmente seus manuais de voo.

Jeppesen passou a aprimorar as cartas, publicando as primeiras com procedimentos de pousos ILS e por VOR.

Na década de 60, a Jeppesen foi vendida para a Times Mirror Company, que também comprou a Sanderson Films, especializada em áudio- visuais para instrução de voo.

Nascia assim a Jeppesen & Sanderson Inc., que hoje emprega 3 000 funcionários em Denver, 1 500 na filial européia de Frankfurt, 800 no Reino Unido e 500 em Los Gatos, na Califórnia-EUA.

Os manuais da Jeppesen englobam cartas aéreas no mundo inteiro, e são constantemente atualizadas. A empresa possui um parque gráfico equipado com impressoras computadorizadas e softwares específicos para confecções das cartas.

Há um laboratório para confecção dos chips de data base para GPS (Global Positioning System) e os respectivos equipamentos para teste do material.

Mais ao fundo da fábrica, está o estúdio para filmagens e a sala de edição. Lá são gravados os filmes de instrução, também considerados os melhores do mercado.

Logo ao lado, está o setor reservado aos profissionais das artes gráficas para computador, que trabalham nos terminais de PC desenvolvendo gráficos e ilustrações para CD-ROMs da Jeppesen.

Não há aviador que não conheça as cartas Jeppesen, as melhores do mundo!

Coluna de JPassarelli
Voando Padrão

Cmte José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea,
Teoria de Voo e Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

2 dias ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

2 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

3 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

4 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

6 dias ago