Categories: Notícias

A realidade de um sonho / Piloto de Avião José Passarelli

Sempre fui um sonhador e otimista.

A realidade de um sonho

Sempre fui um sonhador e otimista. Lembro-me quando criança de ouvir da minha mãe Sila uma expressão recorrente:”Esse anda sempre com a cabeça no mundo da Lua”.

Como meu pai era militar tínhamos horário para dormir e eu costumava esperar o sono pensando nos projetos mais estapafúrdios que a cabeça de uma criança podia criar. Acho que ainda continuo uma criança pois conservo esta prática até hoje.

Uma vez, conversando com o comandante Rolim Amaro em um evento na Base Aérea de Campo Grande BACG, soube que ele também tinha esse hábito.

Dizia-me que todos os grandes projetos, as grandes descobertas da humanidade e as grandes empresas foram idealizadas por um grande sonhador e otimista.

Quando decidi escrever um livro, ainda inacabado, para contar um pouco do Correio Aéreo Nacional – CAN, da Força Aérea Brasileira FAB, escolhi o título “Asas sobre o Brasil”.

Quando ele resolveu criar um museu, batizou-o “Asas de um sonho”.

A TAM foi um sonho que ele teve no passado e continuou a sonhá-lo todos os dias de sua vida.

Continuo sonhando, acordando e lutando por um sistema de aviação menos burocrático, mais simples e eficiente com horas de voo mais baratas e o curso de aviador mais acessível a uma maior parcela de brasileiros. Continuo sonhando que o Brasil pode ter mais de 15.000 aviões em sua frota de aviação geral, trabalhando para que Santos -Dumont possa ser reconhecido, melhor entendido e admirado por seus patrícios.

Para que a nossa Feira Nacional de Aviação venha a ser a terceira maior do mundo. Que as nossas passagens aéreas sejam mais baratas e que tenhamos mais cidades servidas por linha regular.

Esta noite, irei dormir mais feliz por saber que um desses sonhos já saiu do papel e o decreto de implantação de linhas aéreas regulares regionais em mais de 100 cidades brasileiras está para ser aprovado.

Tenho certeza que, de alguma forma, meus sonhos contribuíram para que isso viesse a se tornar a realidade pois não foi à toa que o Brasil realizou o Congresso de Aviação Regional junto com a Abetar (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional).

Sempre que penso sobre isso chego à conclusão de que sempre vale a pena sonhar!

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Aviador José Passarelli 
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Ruy Flemming – Noite Feliz, Uma Canção Mundial.

Feliz Natal Com a Canção Composta Especialmente Para Essa Noite. Por Ruy Flemming

1 hora ago

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

2 dias ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

2 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

3 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

4 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago