Categories: Notícias

A realidade de um sonho / Piloto de Avião José Passarelli

Sempre fui um sonhador e otimista.

A realidade de um sonho

Sempre fui um sonhador e otimista. Lembro-me quando criança de ouvir da minha mãe Sila uma expressão recorrente:”Esse anda sempre com a cabeça no mundo da Lua”.

Como meu pai era militar tínhamos horário para dormir e eu costumava esperar o sono pensando nos projetos mais estapafúrdios que a cabeça de uma criança podia criar. Acho que ainda continuo uma criança pois conservo esta prática até hoje.

Uma vez, conversando com o comandante Rolim Amaro em um evento na Base Aérea de Campo Grande BACG, soube que ele também tinha esse hábito.

Dizia-me que todos os grandes projetos, as grandes descobertas da humanidade e as grandes empresas foram idealizadas por um grande sonhador e otimista.

Quando decidi escrever um livro, ainda inacabado, para contar um pouco do Correio Aéreo Nacional – CAN, da Força Aérea Brasileira FAB, escolhi o título “Asas sobre o Brasil”.

Quando ele resolveu criar um museu, batizou-o “Asas de um sonho”.

A TAM foi um sonho que ele teve no passado e continuou a sonhá-lo todos os dias de sua vida.

Continuo sonhando, acordando e lutando por um sistema de aviação menos burocrático, mais simples e eficiente com horas de voo mais baratas e o curso de aviador mais acessível a uma maior parcela de brasileiros. Continuo sonhando que o Brasil pode ter mais de 15.000 aviões em sua frota de aviação geral, trabalhando para que Santos -Dumont possa ser reconhecido, melhor entendido e admirado por seus patrícios.

Para que a nossa Feira Nacional de Aviação venha a ser a terceira maior do mundo. Que as nossas passagens aéreas sejam mais baratas e que tenhamos mais cidades servidas por linha regular.

Esta noite, irei dormir mais feliz por saber que um desses sonhos já saiu do papel e o decreto de implantação de linhas aéreas regulares regionais em mais de 100 cidades brasileiras está para ser aprovado.

Tenho certeza que, de alguma forma, meus sonhos contribuíram para que isso viesse a se tornar a realidade pois não foi à toa que o Brasil realizou o Congresso de Aviação Regional junto com a Abetar (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional).

Sempre que penso sobre isso chego à conclusão de que sempre vale a pena sonhar!

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Aviador José Passarelli 
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Piloto do Avião Caça F-5EM FAB 4866, em Chamas, que evitou tragédia em Parnamirim–RN, recebe homenagem na CRUZEX 2024

O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…

2 dias ago

A Despedida Estilosa dos Caças F-15C Eagle em Natal, após o encerramento da CRUZEX 2024

Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…

3 dias ago

CRUZEX 2024, Força Aérea Brasileira faz vídeo de balanço e encerramento

CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…

3 dias ago

O Avião do Julgamento Final: A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch ao Brasil na Cúpula do G20

A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…

3 dias ago

Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA): Regras Especiais para a Operações Aéreas Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…

4 dias ago

Fechamento Provisório do Aeroporto Santos Dumont Impacta na Aviação Comercial e Executiva na Cidade do Rio de Janeiro

Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…

4 dias ago