Aeronaves T-6 FAB 1478 e AT 26 Xavante FAB 4585, expostas na Base Aérea de São Paulo, serão revitalizadas / AeroJota Classificados Aeronáutico.
Era um sábado a tarde, do mês de Março de 2024, e eu estava em um evento no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo PAMA SP. Lá estavam presentes bons e velhos amigos e alguns novos também. Tanto militares, como civis.
Em um determinado momento, conversando com o Cel Aviador Tiago, Cmte da Base Aérea de São Paulo BASP, e assunto vai, assunto vem e começamos a falar sobre a BASP, que fará aniversário no dia 22 de Maio.
Comentei sobre o meu tempo de militar naquela unidade e acabamos falando dos dois monumentos expostos em frente ao prédio do
Comando, que são as aeronaves North American T-6 FAB 1478, sem outros registros, que pertenceu ao 41 ERA – Quadragésimo Primeiro Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque – VAMPIROS -, que ficavam baseados na BASP e ostentavam em sua deriva o nome indígena CUMBICA. Como é conhecida a região onde está localizada a Base Aérea de São Paulo.
E também em frente ao prédio do Comando tem um EMB 326 AT 26 Xavante FAB 4585 No de Série 77127370, fabricado em 02 Dezembro de 1977, modelo de avião que voou no Quarto Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – 4º EMRA – Operações Aéreas Especiais e também pelo Primeiro do Décimo Grupo de Aviação 1º/10ºGAv – Esquadrão Poker, que também tinha sua sede na BASP.
O Coronel AviadorTiago, informou que as duas aeronaves precisavam ser revitalizadas para o aniversário da BASP e perguntou se eu não poderia ajudar com esse projeto. Obviamente com a ajuda dos parceiros Veteranos de todas as épocas e unidades.
Missão Dada é Missão Cumprida.
Imediatamente convidei o o melhor para essa missão, o Veterano da Força Aérea Brasileira, Daniel COLTURATO, que foi do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) ,especialista em restauração de aeronaves, equipamentos militares e entusiasta da aviação, morador da cidade de São Paulo-SP, que tem muita expertise nesse tipo de revitalização.
Convidei também o Presidente da AVFAB – https://www.facebook.com/avfab.oficial , na pessoa do Veterano – FRATTI – https://www.facebook.com/055fratti , e todos os demais Veteranos da FAB de ontem e de hoje.
Sem titubear os dois deram a missão como cumprida. Aceitaram de pronto ajudar a restaurar os dois monumentos históricos.
No dia 12 de Março de 2024, fomos recebidos pelo Cmte da BASP Cel Aviador TIAGO e pelo Graduado Master Sub Oficial HUMBERTO. Fizemos a primeira percussora para verificar o estado físico das aeronaves e o que precisa ser feito nelas.
Decidimos que haverá a revitalização da pintura das aeronaves e recolocação dos emblemas das unidades aéreas, as quais pertenceram aqueles modelos de aviões, que voaram na BASP na década de 1950 a 1980, onde posteriormente foram desativados ou transferidos.
O 41 ERA, foi uma uma Esquadrilha que substituí o 2o ERA. O 4º EMRA foi um Esquadrão que substituiu o 41 ERA onde voavam os aviões North American T-6. Com a chegada das aeronaves AT-26 Xavante, Neiva L-42 da Esquadrilha de Ligação e Observação ELO, e os helicópteros Huey UH-1H, o 41 ERA mudou a sua designação para 4º EMRA – Quarto Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – Operações Aéreas Especiais -. O 4º EMRA foi desativado em 1982 e suas aeronaves foram redistribuídas entre outras unidades da FAB.
O 1º/10º GAv – Esquadrão Poker – criado em 24 Março de 1947, foi outro Esquadrão que na BASP voou com aeronaves AT-26 Xavante. Anos depois, o Esquadrão foi transferido para a Base Aérea de Santa Maria, mais precisamente no ano de 1982, onde está até hoje. Depois da desativação do AT-26 Xavante, passou a voar a aeronave AMX A-1.
O local físico, instalações e hangares onde esses dois Esquadrões existiram, hoje é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na cidade de mesmo nome, no estado de São Paulo.
A partir desse pedido do Cmte Cel Aviador Tiago, começamos os preparativos, como medições e definição dos emblemas, letras, cores, compra de tinta e todo o material necessário para a restauração.
Para os Emblemas, contamos com a valorosa participação do Veterano do Exército Brasileiro – FERNANDO – da 12ª Companhia de Comunicações Leve – Caçapava-SP – 12ª Cia Com L -, dono da empresa feehartsdesign – https://www.instagram.com/feehartsdesign/ -, que está utilizando programas de computador para a impressão de todos os adesivos em alta resolução, que serão colocados nas aeronaves e, um em especial, que será substituído no prédio do Comando da BASP.
A missão não acabou. Na realidade está apenas começando.
Iremos ainda para a parte braçal, convidando e mobilizando os Veteranos que queiram ser voluntários, para a limpeza, lixamento, preparação e pintura das duas aeronaves.
Precisaremos de fundos para as despesas. E para isso gostaríamos de contar com a colaboração de quem quiser e puder ajudar com algum valor na conta a abaixo, onde toda arrecadação será revertido para esse projeto.
Banco: 461 – Asaas I.P S.A – Agencia: 0001 – Conta: 3296568-3 – Titular: ASSOCIAÇÃO DOS VETERANOS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA – AVFAB – Chave PIX CNPJ: 30.910.237/0001-70. Identifique a sua contribuição escrevendo AVIÕES
Para saber mais sobre como ajudar e ou fazer uma doação, você pode entrar em contato com os veteranos da FAB através do telefone Whats +55 11 9 4235-1984 ou por meio das redes sociais da AVFAB – https://www.facebook.com/avfab.oficial.
Relataremos a vocês o passo a passo, as facilidades e dificuldades dessa missão, abraçada pelos Veteranos.
Se você quiser saber mais sobre as aeronaves T-6 FAB 1478 e AT-26 Xavante FAB 4585, leia nesses link.
O dia que inaugurei o Avião AT-26 Xavante FAB 4585 na Base Aérea de São Paulo.
Veteranos da FAB contam com a sua ajuda financeira para restaurar dois aviões hístóricos
Associação dos Veteranos da FAB AVFAB irá restaurar os emblemas da Base Aérea de São Paulo (BASP)