INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Azul devolve os dois A330-900neo ex-AirAsia durante reestruturação da frota

A Azul Linhas Aéreas devolveu, em julho de 2025, os dois A330-900neo ex-AirAsia que haviam sido incorporados em caráter emergencial à frota internacional da companhia. Esses jatos operaram voos partindo de Viracopos, Confins e Recife, principalmente com destino aos Estados Unidos. A devolução dos A330-900neo ex-AirAsia faz parte da reestruturação estratégica da Azul, que busca padronizar sua frota e otimizar custos operacionais.

A-330-900neo-da-AZUL-Devolvido-para-a-Air-Asia.
A-330-900neo-da-AZUL-Devolvido-para-a-Air-Asia.

No ano passado, a companhia enfrentou dificuldades para encontrar aviões disponíveis no mercado de leasing. Como resultado, optou por incorporar os A330-900neo ex-AirAsia mesmo sem realizar o processo de retrofit. Esses jatos mantinham a configuração interna da operadora asiática, com cabines mais simples, sem sistema de entretenimento individual e com poltronas executivas de reclinação limitada.

Apesar dessas limitações, a Azul conseguiu manter ativa sua malha de longa distância. A presença dos aviões garantiu a operação contínua das rotas entre Brasil e Estados Unidos, enquanto outras aeronaves estavam em manutenção ou aguardavam entrega. Portanto, a medida temporária cumpriu seu papel estratégico dentro do cenário global desfavorável.

Os A330-900neo ex-AirAsia realizaram 689 voos regulares antes da devolução. A Azul optou por não estender o contrato de leasing, encerrando a operação dos jatos em maio de 2025. A decisão foi tomada como parte do plano de reestruturação da companhia, que inclui a substituição gradual de aeronaves por modelos mais modernos e alinhados ao seu padrão de qualidade.

Embora alguns passageiros tenham apontado desconforto, a empresa deixou claro que a devolução se baseou em sua estratégia de frota e não nas avaliações de bordo. Dessa forma, a companhia reafirma seu compromisso com eficiência, consistência operacional e experiência aprimorada para os clientes.

Como parte da padronização, a Azul confirmou a encomenda de quatro novos A330-900neo. Os jatos devem ser entregues no quarto trimestre de 2025 e chegarão com interiores personalizados. Eles contarão com entretenimento individual, poltronas full-flat na executiva e ambientação semelhante aos demais widebodies da frota.

Além disso, a malha internacional segue em expansão. Em 2025, a companhia lançou as rotas Recife–Madri e Recife–Porto, ampliando sua presença na Europa. Para a alta temporada de julho, a Azul disponibilizou mais de 200 mil assentos internacionais, representando um crescimento de 70% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A devolução dos A330-900neo ex-AirAsia marca o encerramento de uma solução emergencial utilizada pela Azul. Com novos aviões chegando, a companhia consolida sua estratégia de padronizar a frota internacional, oferecer mais conforto aos passageiros e manter a competitividade em um mercado cada vez mais exigente.

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.