Devolução dos A330-900neo ex-AirAsia faz parte da reestruturação da Azul
A330-900neo ex-AirAsia foram utilizados de forma emergencial em rotas internacionais
A Azul Linhas Aéreas devolveu, em julho de 2025, os dois A330-900neo ex-AirAsia que haviam sido incorporados em caráter emergencial à frota internacional da companhia. Esses jatos operaram voos partindo de Viracopos, Confins e Recife, principalmente com destino aos Estados Unidos. A devolução dos A330-900neo ex-AirAsia faz parte da reestruturação estratégica da Azul, que busca padronizar sua frota e otimizar custos operacionais.
Crise global no fornecimento motivou a incorporação emergencial dos jatos
No ano passado, a companhia enfrentou dificuldades para encontrar aviões disponíveis no mercado de leasing. Como resultado, optou por incorporar os A330-900neo ex-AirAsia mesmo sem realizar o processo de retrofit. Esses jatos mantinham a configuração interna da operadora asiática, com cabines mais simples, sem sistema de entretenimento individual e com poltronas executivas de reclinação limitada.
Apesar dessas limitações, a Azul conseguiu manter ativa sua malha de longa distância. A presença dos aviões garantiu a operação contínua das rotas entre Brasil e Estados Unidos, enquanto outras aeronaves estavam em manutenção ou aguardavam entrega. Portanto, a medida temporária cumpriu seu papel estratégico dentro do cenário global desfavorável.
Após 689 voos realizados, jatos ex-AirAsia deixam a frota da Azul
Os A330-900neo ex-AirAsia realizaram 689 voos regulares antes da devolução. A Azul optou por não estender o contrato de leasing, encerrando a operação dos jatos em maio de 2025. A decisão foi tomada como parte do plano de reestruturação da companhia, que inclui a substituição gradual de aeronaves por modelos mais modernos e alinhados ao seu padrão de qualidade.
Embora alguns passageiros tenham apontado desconforto, a empresa deixou claro que a devolução se baseou em sua estratégia de frota e não nas avaliações de bordo. Dessa forma, a companhia reafirma seu compromisso com eficiência, consistência operacional e experiência aprimorada para os clientes.
Novos A330neo personalizados chegam no fim de 2025
Como parte da padronização, a Azul confirmou a encomenda de quatro novos A330-900neo. Os jatos devem ser entregues no quarto trimestre de 2025 e chegarão com interiores personalizados. Eles contarão com entretenimento individual, poltronas full-flat na executiva e ambientação semelhante aos demais widebodies da frota.
Além disso, a malha internacional segue em expansão. Em 2025, a companhia lançou as rotas Recife–Madri e Recife–Porto, ampliando sua presença na Europa. Para a alta temporada de julho, a Azul disponibilizou mais de 200 mil assentos internacionais, representando um crescimento de 70% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Devolução dos A330-900neo ex-AirAsia
A devolução dos A330-900neo ex-AirAsia marca o encerramento de uma solução emergencial utilizada pela Azul. Com novos aviões chegando, a companhia consolida sua estratégia de padronizar a frota internacional, oferecer mais conforto aos passageiros e manter a competitividade em um mercado cada vez mais exigente.
Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!