Categories: Notícias

Achismo / Piloto Ruy Flemming

Posso abrir um Parentesis

ACHISMO

O DECEA vai revisar e publicar uma nova versão da IAC 100-3, que vai tratar da Operação Aerodesportiva de Aeronaves.

Posso abrir um parêntesis?

Sempre considerei a aviação aerodesportiva a essência do “voar pelo prazer de voar”.
Com todo o respeito aos aviadores que não abrem mão de um ambiente tecnológico onde se sintam confortáveis e seguros, acho que a aviação desportiva também fala sobre a alma do aviador.
Tbm gosto de um ambiente tecnológico bem desenvolvido, mas tenho minhas restrições qdo falamos na aviação raiz.

Confesso que são baseadas em nada. Nada mais que o acúmulo de alguns milhares de horas voando no meio de estruturas e chapas de duralumínio, materiais compostos e motores confiáveis e ter, como conjunto da obra, uma manutenção sempre em dia.

Ainda assim, já voei nylon e tubos de duraluminio com motor Rotax 2T e me diverti muito!
Se vou embarcar numa próxima aventura sem motor e sem metal pra juntar isso tudo numa máquina de voar?
Sei não. Ainda não cheguei ao nível do precursor Otto Lilienthal e seus atuais seguidores. Mas vai saber?

Vamos voltar à IAC 100-3?

Chama minha atenção o item 4.3.1.
Apesar de estarem sujeitas a algumas restrições operacionais, esses dispositivos (aviação experimental, grifo meu) ainda estão em constante contato com o sistema de aviação civil, apresentando um potencial lesivo à segurança do sistema bastante considerável.
Percebe a última frase?
… apresentando um potencial lesivo à segurança do sistema bastante considerável.

Quem me chamou a atenção para esse item foi um Brigadeiro da reserva da FAB que foi Chefe do CENIPA.

– Flemming, percebe essa frase? De onde tiraram isso? Têm estatísticas que amparem o que estão registrando? Algum estudo sério e confiável?

Comentei com o Brigadeiro que havia estado recentemente com o pessoal da ANAC e que havia citado a palavra “achismo”. Claro que me desculpei com o pessoal da ANAC, pq a palavra que deveria usar era “intuição”, pq considero “achismo” quase uma ofensa.

O Brigadeiro me disse que, se o DECEA pudesse provar que a aviação experimental teria um considerável potencial de lesar a segurança do sistema, nunca mais abriria a boca pra falar nada sobre aviação experimental.

Pois é. Até dá pra usar intuição, mas parece que a melhor palavra é achismo.

Talvez seja um conceito pré-estabelecido, mas se vc preferir, preconceito.

Naquela reunião com o pessoal da ANAC falei que a boa regra deve ter um adequado equilíbrio entre segurança dos voos e incentivo à atividade aérea.

Falei que, seja lá qual for o motivo, se não tivermos a capacidade de criar, seria mais que justo copiar.

Que a cópia seja na íntegra, senão, o infinito achismo entra na equação.

Sempre que alguém copia uma regra estudada e testada, os achismos ou intuições, podem gerar regras provisórias.

Nós, que atuamos em qlqr segmento da aviação, queremos regras de longo termo.

Perenes até quando for possível.

ANAC e DECEA, por favor leiam nossos comentários sobre o que entendemos ser a melhor solução.

Regras baseadas em “achismo”e “intuição”, sempre serão regras ou instruções provisórias.

Nunca vão dar certo.

Precisamos daquelas que sejam definitivas e que atinjam, também, o aviador que voa pelo simples prazer de estar lá em cima.

Sem achismo. Sem conceito pré-estabelecido.

Obrigado

Flemming

Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

AeroJota

Recent Posts

Avião cai em aldeia indígena em Peruíbe (SP) e deixa um morto e um ferido

Acidente aéreo em Peruíbe: instrutor de voo morre e aluno fica ferido

3 horas ago

Aviadoras realizam mais uma edição do VIII Encontro das Mulheres na Aviação em São Paulo

Evento VIII Encontro das Mulheres acontece no dia 15 de março no Teatro Bor, em…

15 horas ago

Assista a Demonstração da Esquadrilha da Fumaça, na cidade de Monte Mor-SP, pelo Pay Per View do Canal Golf Oscar Romeo

Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo,…

18 horas ago

Esquadrilha Céu Revela sua Agenda de Shows Aéreos para 2025

Esquadrilha Céu Anuncia Datas das Suas Demonstrações Aéreas em 2025

19 horas ago

Cel Av Ruy Flemming: Voando com a ACRO: A magia da acrobacia aérea no Decathlon

Experiência única com a ACRO: Cambalhotas, força G e a paixão inigualável pelo voo acrobático.…

3 dias ago

Assista a 2a Demonstração da Esquadrilha da Fumaça pelo Pay Per View do Canal Golf Oscar Romeo

Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo

4 dias ago