Avião Embraer E-190 pode ter sido abatido em voo. Fuselagem perfurada, levanta suspeitas
O Voo J2-8483
O acidente aéreo envolvendo o avião fabricado pela Embraer, o jato E-190, na manhã (00h55, horário de Brasília) do dia de 25 dezembro de 2024, merece atenção detalhada. A aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Baku com destino a Grozny, na Chechênia, como voo J2-8483, com 62 passageiros e 5 tripulantes a bordo, sofreu um trágico acidente próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, as 03h28, horário de Brasília
A aeronave estava fazendo um voo comercial de transporte regional, levando destinado a levar passageiros a outro aeroporto, o Aeroporto de Grozny. O modelo de aeronave da Embraer, frequentemente utilizado em operações similares, é reconhecido por sua eficiência e versatilidade em voos de curto a médio alcance.
Após a decolagem de Baku com destino a Grozny, na Chechênia, os pilotos receberam a informação de que o aeroporto de destino – Grozny -, não poderia ser atingido devido às condições meteorológicas e que teriam de encontrar um aeroporto alternativo. A decisão foi por seguir até Aktau, como confirmam os dados do Flightradar24, aplicativo que faz o rastreamento de aeronaves pelo mundo
Segundo informações de autoridades locais, por volta das 11h00 da manhã (horário local), os pilotos acionaram o código de transpônder 7700, que significa emergência, e a tripulação do Embraer E190 relatou uma emergência crítica a bordo, enquanto tentava levar o avião para um pouso seguro.
O EMBRAER E-190, já havia solicitado um pouso de emergência, e as equipes no aeroporto começaram os preparativos para um possível resgate, assim que receberam a chamada de alerta do despacho do aeroporto, 30 minutos depois veio a confirmação que a aeronave havia caído a apenas 3 quilômetros da pista de pouso, as equipes de emergência foram imediatamente mobilizadas, na esperança em salvar o máximo de vidas possível.
No local da queda, entre os destroços, foi localizado número significativo de sobreviventes, trazendo alento em meio à tragédia. Das 67 pessoas a bordo, a informação atual é de que há 28 sobreviventes – esse número infelizmente pode mudar com o decorrer das horas -, que estão sendo tratados em hospitais da região, alguns em estado muito grave e 39 pessoas vieram a óbito.
Dados da Aeronave e do Voo
No acidente recente envolvendo um avião da Embraer no Cazaquistão, diversos dados relevantes sobre a aeronave e a dinâmica do voo já foram divulgados. O modelo específico da Embraer, que se envolveu no acidente, era um E190, reconhecido pela sua eficiência e confiabilidade. A aeronave estava operacional, realizando uma rota comercial com um total de 62 passageiros e 5 tripulantes a bordo no momento do acidente, o que é padrão para esse tipo de voo. Todos os envolvidos estavam viajando de Baku com destino a Grozny, na Chechênia.
Em termos de desempenho, a decolagem ocorreu sem quaisquer sinais de anormalidade, conforme relatado pelas autoridades. Durante os estágios iniciais de ascensão, comunicações da aeronave indicavam que todas as operações estavam normais, e não foram registradas anomalias técnicas nas primeiras horas de voo. Contudo, cerca de 15 minutos antes do pouso, testemunhas no solo relataram ter visto uma alteração abrupta na altitude, levando a preocupações sobre a estabilidade da aeronave.
Relembrando que o voo J2-8483 não estava mais indo para pouso no aeroporto original – Grozny -, devido às condições meteorológicas e optaram seguir para aeroporto alternativo, que era na cidade de Aktau, como confirmam os dados do Flightradar24, aplicativo que faz o rastreamento de aeronaves pelo mundo
A aeronave Embraer E-190 envolvida no acidente, é identificada pelo registro 4K-AZ65, estava em operação há 11nos e 5 meses, tendo voado entre 2017 e 2023 com a pintura da Buta Airways, uma subsidiária da Azerbaijan Airlines.
O jato da Embraer E-190 que fazia o voo J2-8483, aparentemente, teve perda de controle em voo, visto que a trajetória de voo subindo e descendo e fazendo curvas, leva a essa análise preliminar, levando o piloto declarar emergência e acabar tentando fazer pouso forçado numa área desabitada próxima do aeroporto de Aktau, visto que nas imagens a aeronave estava com os trens de pouso baixado.
Imagens de fora da aeronave, já no local do acidente, mostram perfurações na fuselagem e imagens feitas de dentro da aeronave, também mostram avarias no lado externo e internamente, levando-se a acreditar que algo externo atingiu o avião em voo, fazendo com que os pilotos não tivessem total controle do Embraer E-190, até a sua queda.
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