Novas imagens mostram tripulação evacuando avião da Delta acidentado em Toronto, que ficou de ponta cabeça
Avião da Delta Air Lines sofre acidente em Toronto e é evacuado de ponta-cabeça
Novas imagens divulgadas na internet mostram a evacuação dramática de um avião CRJ 900 LR, da Delta Air Lines após um grave acidente no Aeroporto Internacional de Pearson, em Toronto, Canadá. O acidente ocorreu na tarde do último dia 17 de fevereiro. A aeronave realizava o voo DL4819, partindo de Minneapolis, nos Estados Unidos, e transportava 80 pessoas, sendo 76 passageiros e quatro tripulantes. A aeronave parou de ponta-cabeça na pista, e a tripulação agiu rapidamente para retirar os ocupantes em segurança.

O que aconteceu?
No primeiro momento, a dinâmica do acidente era incerta. No entanto, com a divulgação de vídeos gravados por passageiros e por um piloto que aguardava para decolar, foi possível entender a gravidade do ocorrido.
A aproximação para o pouso parecia normal. As condições climáticas estavam desfavoráveis, mas a torre de controle autorizou o pouso e transmitiu informações meteorológicas. As condições climáticas severas, incluindo neve intensa e ventos de até 65 km/h, podem ter sido fatores determinantes para o acidente. Outro avião também se preparava para decolar no mesmo momento.
Próximo ao toque na pista, algo inesperado aconteceu: a aeronave não realizou o arredondamento para um pouso suave, quando ele toca o trem de pouso principal no solo e corre pela pista freando. Ainda não se sabe o porquê, a aeronave manteve sua taxa de descida sem fazer o arredondamento para o toque. O impacto com o solo foi extremamente violento.
Dinâmica do acidente
A força do impacto foi tamanha que parte da cauda da aeronave se desprendeu, provocando um princípio de incêndio. Com o choque, o trem de pouso principal pode ter perfurado o tanque de combustível, começando um vazamento e um incêndio.
Em seguida, o avião voltou a subir alguns metros e girou sobre seu próprio eixo, fazendo com que as asas se separassem da fuselagem. Como estavam em chamas devido ao combustível, esse distanciamento impediu que o fogo se espalhasse para o restante da aeronave, reduzindo o risco de uma tragédia ainda maior.
Assim que a fuselagem parou de ponta-cabeça sobre a pista, a tripulação iniciou imediatamente a evacuação pelos acessos ainda funcionais e porta de emergência
Consequências e investigação
As autoridades de investigação aeronáutica do Canadá já iniciaram os trabalhos para determinar as causas do acidente. O processo inclui coleta de depoimentos de controladores de voo, tripulantes, condições meteorológica, representantes da companhia aérea, além da análise das caixas-pretas da aeronave.
Seguimos acompanhando os desdobramentos desse grave incidente. Para mais informações sobre notícias de aviação e segurança aérea, continue acessando o site AeroJota
Visite o Aerojota: O Maior Classificados Aeronáutico do Brasil
