ANAC confirma falhas e indefinição no aeromóvel de Guarulhos após nova vistoria

Jota

10 de outubro de 2025

Aeromóvel de Guarulhos sem previsão de entrega_Imagem ilustrativa

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou nova inspeção no aeromóvel de Guarulhos que está sem previsão de entrega e confirmou que o projeto ainda apresenta falhas técnicas relevantes. Mesmo após quatro adiamentos consecutivos, o sistema que conectará a Linha 13-Jade da CPTM aos terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo segue sem data definida para operar.

O relatório técnico divulgado pela ANAC após a vistoria de 1º de outubro indica que os sistemas de automação, controle e operação permanecem inacabados. Por essa razão, o órgão regulador exigiu da concessionária GRU Airport um novo cronograma com prazos claros, detalhados e compatíveis com a complexidade do projeto.

Aeromóvel de Guarulhos sem previsão de entrega_Imagem ilustrativa
Aeromóvel de Guarulhos sem previsão de entrega_Imagem ilustrativa

O aeromóvel de Guarulhos foi anunciado em 2021, com entrega prevista para fevereiro de 2024. Entretanto, a obra acumula sucessivos adiamentos — passando por fevereiro, agosto e setembro de 2025 — sem cumprir nenhuma das metas anteriores.

A ANAC acompanha a execução de perto e já avalia aplicar penalidades à GRU Airport pela demora excessiva. Além disso, o órgão solicitou um plano atualizado de execução, visando assegurar a retomada das atividades de teste. Enquanto isso, os passageiros continuam utilizando os ônibus gratuitos que fazem o trajeto entre a estação Aeroporto-Guarulhos e os terminais, alternativa provisória mantida desde 2018.

O aeromóvel de Guarulhos é um sistema automatizado conhecido como Automatic People Mover (APM). Ele conectará a estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade, aos três terminais do aeroporto por uma via elevada com 2,7 quilômetros de extensão.

O percurso completo levará cerca de dez minutos e será totalmente gratuito. Além disso, o projeto prevê três veículos — dois em operação e um reserva —, com capacidade para 200 passageiros cada. Quando estiver em funcionamento, o sistema poderá transportar até 2 000 pessoas por hora em cada sentido, reduzindo o tempo de deslocamento e ampliando o conforto dos usuários.

A ANAC informou que analisa possíveis multas pelo descumprimento do cronograma do aeromóvel. Além disso, a agência determinou que a GRU Airport apresente novo plano de execução e um calendário de testes com prazos verificáveis.

A concessionária, por sua vez, declarou que a responsabilidade técnica pelos sistemas é da empresa Aerom, contratada para desenvolver a automação e o controle do monotrilho. Contudo, nenhuma das empresas informou nova data de conclusão. Caso o impasse continue, a ANAC poderá endurecer as medidas e ampliar o processo administrativo para garantir a conclusão do projeto.

Os sucessivos atrasos no aeromóvel de Guarulhos prejudicam milhares de passageiros que utilizam a Linha 13-Jade diariamente. Sem o monotrilho, o trajeto até os terminais continua sendo feito por ônibus, o que amplia o tempo de viagem e reduz a eficiência da integração ferroviária com o aeroporto.

Com a conclusão do sistema, será possível percorrer o trajeto em poucos minutos, com mais conforto e previsibilidade. Além disso, a operação do aeromóvel deve melhorar o fluxo de embarque e desembarque, fortalecendo a mobilidade da região metropolitana e tornando o acesso ao principal aeroporto do país mais rápido e eficiente.

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