Dupla Rionegro e Solimões desvia voo após aeroporto de Franca fechar para evento de carros e motos na pista
Fechamento do aeroporto de Franca para evento com carros e motos na pista gera desvio de voo da dupla sertaneja
O aeroporto de Franca foi fechado para evento com carros e motos na pista, que obrigou o desviou do voo que transportava a dupla sertaneja Rionegro & Solimões na madrugada deste sábado, 22 de novembro. A aeronave seguia para o Aeroporto Estadual Tenente Lund Presotto, mas encontrou a pista ocupada por corridas. Por isso o piloto redirecionou o pouso para Ribeirão Preto (SP). A dupla comentou a situação em suas redes sociais e criticou o uso do aeródromo para atividades automobilísticas.
Evento automobilístico ocupava a pista no momento da aproximação
O voo decolou de Chapecó com destino a Franca. Entretanto, ao se aproximar do aeroporto, a equipe confirmou que o evento “1/2 Milha Race 100-200” utilizava toda a pista desde cedo. A competição reúne carros esportivos de alta potência, motocicletas e bloqueia a área de rolamento. Diante disso, Rionegro & Solimões seguiram para Ribeirão Preto e completaram o trajeto por terra.
Dupla critica o fechamento e cobra prioridade para aviões
Solimões afirmou que recebeu a notícia de última hora e demonstrou irritação com o fechamento. Rionegro reforçou a crítica e disse que um aeroporto deve priorizar operações aéreas, não corridas de carros e motos. Ele também divulgou um vídeo que mostrava o evento aplicado na pista do aeroporto, reforçando a preocupação com o uso da infraestrutura aeronáutica para atividades automobilísticas.
Artistas relembram estouro de pneu causado por parafuso na pista
Rionegro mencionou o histórico envolvendo o King Air B-200 usado pela dupla. Em pouso anterior em Franca, um parafuso perfurou o pneu do avião e provocou um pouso forçado. O AeroJota registrou o caso. O cantor afirmou que eventos como o atual podem deixar resíduos metálicos ou detritos que prejudicam operações futuras. Por isso, ele questionou a segurança do uso da pista por carros e motos esportivas.
Fechamento do aeroporto foi comunicado em NOTAM publicado pela ANAC
A ANAC comunicou o fechamento por meio de um NOTAM, sigla para Notice to Air Missions. Esse documento informa pilotos sobre alterações operacionais relevantes. O NOTAM foi publicado em 17 de novembro e determinou o fechamento entre 21 e 24 de novembro em razão do evento automobilístico. Além disso, ele reforça a necessidade de previsão e segurança para todas as tripulações. Esse procedimento atende padrões internacionais e evita riscos em operações reais.
Como o aeroporto de Franca fechado para evento reacende discussões sobre uso da pista
Recentemente o AeroJota trouxe um relato detalhado sobre o uso da pista do aeródromo de Franca (SP), para corridas, o que provocou reações de usuários que questionam a real função pública do local. O texto aponta que, além das interdições para montagem, realização e desmontagem de eventos automobilísticos, pilotos e frequentadores do aeródromo indicam que as operações regulares ficam comprometidas.
Ao mesmo tempo, o Aeroclube de Franca vive momento delicado: negociando sua permanência no campo do aeródromo e sem definição clara sobre valores de contrato ou condições operacionais. O cenário mostra que, enquanto o espaço aéreo deveria abrigar ensino de pilotos e atividades aeronáuticas, ele passa por convulsão quando aparece diversão, bebidas e público de entretenimento — num local público, ainda que sob gestão temporária da concessionária, que pôde ver sua administração ser questionada.
Por que cada atividade deve ocorrer no espaço adequado
Usuários do aeródromo destacam que ninguém é contra o automobilismo ou contra eventos esportivos, mas defendem que cada atividade deve ocorrer no espaço adequado. Eles lembram que aeródromos existem para receber aeronaves, enquanto autódromos atendem competições de carros, motos e caminhões. Segundo os pilotos, essa separação garante segurança operacional e preserva a finalidade pública do aeroporto, que precisa manter suas condições de uso para instrução, aviação geral e voos regulares.
Rede VOA não respondeu aos questionamentos da imprensa
A Rede VOA administra o aeroporto e recebeu questionamentos de veículos de imprensa. Apesar disso, ela não respondeu às solicitações até o fechamento das reportagens. A concessionária também não informou como realizará a inspeção pós-evento. Dessa forma, pilotos e operadores aguardam detalhes sobre o retorno das operações e sobre a limpeza completa da pista após o uso automotivo.
Debate sobre uso de pistas para atividades não aeronáuticas volta a ganhar força
O aeroporto de Franca fechado para evento reacende discussões sobre o uso de aeroportos para atividades sem relação com aviação. Eventos automotivos deixam resíduos – óleos e graxas – e objetos metálicos com possibilidade de danificar, hélices, pneus ou motores de aeronaves. Além disso, aeroportos precisam realizar inspeções rigorosas antes de liberar novamente a pista. Pilotos defendem que locais com voos regulares devem evitar esse tipo de ocupação, já que o risco operacional cresce consideravelmente.
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