Desmontagem dos Airbus A380 usados cresce, com reaproveitamento de motores e peças para manter os outros voando
Airbus intensifica desmontagem dos A380 usados para suprir demanda crescente por peças de reposição
Recentemente, a Airbus informou ao mercado que intensificou o processo de desmontagem de suas aeronaves A-380. Essa iniciativa busca atender à crescente necessidade de peças de reposição para as companhias aéreas que ainda operam esse modelo. A operação é realizada em colaboração com a Tarmac Aerosave, empresa especializada em armazenamento, manutenção e reciclagem de aeronaves, e a VAS Aero Services, líder em logística de aviação e serviços de pós-venda.
Em outubro de 2024, a Tarmac Aerosave e a EastMerchant Capital firmaram um acordo para desmontar e reciclar três aeronaves A380 armazenadas em Tarbes, França. Essas aeronaves, que não retornarão ao serviço, terão seus componentes reaproveitados no mercado secundário

Parcerias estratégicas para reciclagem
A parceria entre a Tarmac Aerosave e a EastMerchant Capital destaca a importância de soluções sustentáveis no setor aéreo. A EastMerchant, especializada em serviços de aviação e soluções de fim de vida para aeronaves, reconhece a crescente demanda por peças do A380. Para gerenciar a seleção e venda dessas peças, a empresa colaborará com a Skyline Aero, fornecedora britânica de materiais usáveis.
O A-380 e a demanda por peças de reposição
Desde 2021, a Tarmac Aerosave retornou 29 aeronaves A380 ao serviço após desativação temporária, evidenciando a retomada das operações com esse modelo por diversas companhias aéreas. Consequentemente, a necessidade por peças de reposição aumentou significativamente, tornando a reciclagem dessas aeronaves uma estratégia essencial para manter a frota existente em operação.
Motores do A380: ativos valiosos no mercado de reposição
Um dos componentes mais valiosos das aeronaves Airbus A380 é, sem dúvida, o conjunto de seus motores. Por serem extremamente potentes e sofisticados, exigem um processo de desmontagem ainda mais cuidadoso. Portanto, a preservação e o reaproveitamento desses motores são prioridades nas operações conduzidas pela Tarmac Aerosave e pela VAS Aero Services.

A VAS confirmou que os motores retirados dos modelos MSN 61, 66 e 84 estarão disponíveis tanto para locação quanto para desmontagem controlada, a fim de fornecer peças USM (Used Serviceable Material) em alta demanda. Isso garante não apenas a continuidade operacional das aeronaves que ainda voam, como também fortalece o mercado secundário de manutenção.
Além disso, a disponibilidade desses motores para leasing oferece uma alternativa mais econômica para companhias aéreas, que poderão continuar operando suas frotas com confiabilidade, mesmo após o fim da produção do modelo.
Sustentabilidade na aviação
A reciclagem de aeronaves como o A-380 não apenas supre a demanda por peças, mas também contribui para a sustentabilidade no setor aéreo. Ao reutilizar componentes, reduz-se o desperdício e promove-se uma abordagem mais ecológica na gestão de frotas. A Tarmac Aerosave, com sua experiência em desmontagem e reciclagem, desempenha um papel fundamental nesse processo.
Para visualizar de perto o processo de desmontagem e armazenamento de aeronaves, confira o vídeo abaixo que mostra o cemitério de aviões da Tarmac Aerosave em Tarbes:
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