Categories: Notícias

As coisas não caem do céu / Piloto Ruy Flemming

Nos tempos de voo simples é bom saber que tem gente simplificando nossos voos

As coisas não caem do céu.

Lembra que até há bem pouco tempo a gente estava recebendo multas a torto e a direito?

Certamente não fui o único que chegou na ANAC e pediu pra iniciar as punições impostas aos pilotos com uma advertência, pois não fazia sentido que mesmo a infração mais leve já fosse punida no bolso do piloto.

– “Não temos base jurídica pra isso”, dizia a ANAC.

Era multa direto. Inclusive sem a possibilidade de dar ao piloto um prazo pra resolver uma pequena irregularidade.

As imprevisibilidades das nossas trajetórias me fizeram conhecer o Dr. Jackson Valério.

Aluguei a orelha do Jack, chorei nossas pitangas, expliquei um monte. Eu inclusive o convidei pra participar, em 2017, de um EGEC (Encontro Gastro-Etílico Cultural) no hangar, estrategicamente, no mesmo dia em que tivemos um representante da ANAC conversando com a gente.

Juntamos o operacional com o juridiquês.

O Jackson correu atrás, embasou e mandou pra frente.

Estou resumindo bastante uma rota complexa que só o Jackson pode detalhar.

Mas foi assim que nasceu o Projeto de Lei n. 98/18, que após ter sido aprovado por unanimidade e sem emendas, foi incluído no CBA:

“Art. 289:

VI – advertência.

* 1o A advertência poderá ser aplicada se constatada infração de baixo potencial ofensivo ou que não afete a segurança das operações aéreas, conforme definido em regulamento, cabendo a fixação de prazo para reparação da irregularidade.”

E mais: o PL n. 10.083/18, de outra autoria, gerou mais uma inclusão do CBA:

“Art. 291

* 3o Havendo a prática de duas ou mais infrações relacionadas a um mesmo contexto fático ou cuja prova de uma possa influir na prova de outras, será lavrado um único auto de infração, individualizando-se todas as condutas e normas infringidas”.

Tem sempre alguém disposto a fazer a aviação voar um pouco mais alto, num ar menos turbulento.

Depende de vc usar os melhores canais pra tirar a pedra do sapato que está incomodando.

– Não tínhamos base jurídica pra isso.

– Agora temos.

Se nada tivesse sido feito nada disso teria acontecido. Peça pra sua associação cobrar da ANAC.

Nos tempos de Voo Simples é bom saber que tem gente simplificando nossos voos desde sempre.

Não. As coisas não caem do céu.

Obrigado, Dr. Jackson!

Bons voos pra gente!

Abraço

Flemming 

Crédito da Foto de Capa: Agêcia Força Aérea – Cabo Silva Lopes
Crédito da Foto da Matéria: Agência Força Aérea – Sargento Batista

Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.

Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

AeroJota

Recent Posts

Piloto do Avião Caça F-5EM FAB 4866, em Chamas, que evitou tragédia em Parnamirim–RN, recebe homenagem na CRUZEX 2024

O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…

1 dia ago

A Despedida Estilosa dos Caças F-15C Eagle em Natal, após o encerramento da CRUZEX 2024

Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…

2 dias ago

CRUZEX 2024, Força Aérea Brasileira faz vídeo de balanço e encerramento

CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…

2 dias ago

O Avião do Julgamento Final: A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch ao Brasil na Cúpula do G20

A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…

3 dias ago

Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA): Regras Especiais para a Operações Aéreas Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…

3 dias ago

Fechamento Provisório do Aeroporto Santos Dumont Impacta na Aviação Comercial e Executiva na Cidade do Rio de Janeiro

Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…

3 dias ago