Entre os dias 11 e 12 de Novembro de 2017, cerca de 110 pessoas, entre pilotos de acrobacias aéreas, organizadores, expositores, narradores, imprensa especializada e entidades de classe, reuniram-se para o encontro ASA BRASIL 2017 2ª Convenção para Agenda de Show Aéreo Brasileira, com organização da Associação Esquadrilha da Fumaça, no auditório do Aeroclube de São Paulo ACSP, para debaterem e compartilharem experiências e ideias para a criação de uma entidade que virá a ser uma “facilitadora” para Shows Aéreos no Brasil e servir de elo, entre esse segmento e órgãos reguladores como a ANAC e INFRAERO, nos moldes do que já existe há mais de 50 anos nos EUA entre a ICAS – International Council of Air Show e o FAA – Federal Aviation Adminstration.
Tal iniciativa teve início em 2016 quando houve a primeira Convenção ASA Brasil e ficou acertado que para 2018 essa entidade já estará fundada, visto que diversas ações foram realizadas no decorrer do ano de 2017, para se atingir esse objetivo.
Representantes desse primeiro encontro, foram para os EUA e participaram da Convenção ICAS 2016 para aprender mais sobre a entidade e compartilhar informações e documentos. Toda essa troca de informações foi trazida para o ASA Brasil 2017.
Foram várias palestras muito interessantes nessa edição. Você pode acessar todas elas, nos links que disponibilizamos abaixo, assim como a programação completa. A cada edição, do ASA Brasil, se observa a busca por mais profissionalismo para os eventos aéreos.
A exemplo do que estamos pretendendo aqui no Brasil, a ICAS surgiu da necessidade de um melhor diálogo entre os participantes de Eventos Aéreos e a FAA, nos EUA. A finalidade da criação dessa entidade é para melhor organizar esse importante negócio (que já movimenta milhões de dólares nos EUA), com a oferta e venda de diversos tipos de serviços e milhares de pessoas interessadas em participar e assistir aos shows.
Não só as Acrobacias Aéreas ou a parte comercial do negócio foram tratadas no ASA Brasil 2017, dois outros relevantes temas foram bem debatidos. A necessidade de trazer as crianças para um novo conceito de conhecimento sobre educação, cidadania e saber no campo da aviação, inclusive com a participação de suas famílias (uma vez que os eventos aéreos, normalmente, tem grande adesão por parte da família e amigos) e, a questão da segurança aérea para quem organiza, participa e assiste aos Shows Aéreos.
No final do encontro, não foi possível finalizar a criação do ICAS Brasil (ou outro nome que venha a ser escolhido pelos participantes), mas vários voluntários já se apresentaram para trabalhar nesse importante projeto, inclusive convidando outras pessoas e entidades representativas de importância para o segmento para participar desse primeiro momento e alavancar o surgimento do ICAS Brasil, para o ano de 2018.
Novo encontro já está agendado entre esses participantes voluntários, para avançar mais um “degrau” na criação dessa entidade e provavelmente uma comissão será enviada para a convenção ICAS 2017 que acontece nos EUA, com a finalidade de captar mais informações e conhecimento.
A Agenda de Eventos Aéreos para o ano de 2018 já foi preparada e já temos muitas atividades bacanas e nós do AeroJota, estaremos divulgaremos todos eles. Colaborando assim, para o sucesso de todos, sejam Congressos, Palestras, Acrobacias, Aeromodelos, Paraquedismo, Balonismo ou qualquer atividade que fomente os eventos aéreos no Brasil.
ASA Brasil 2ª Convenção para Agenda de Show Aéreo Brasileira, só foi viável porque teve grandes entidades e empresas colaborando para a sua realização.
Realização – Associação Esquadrilha da Fumaça.
Apoio Institucional da Força Aérea Brasileira – Esquadrilha da Fumaça
Aeroclube de São Paulo – ACSP
Patrocínio:
Embraer
Grupo REMAER
Grupo Alpha Bravo
Gol – Linhas Aéreas Inteligentes
IBAS – International Brazil Air Show
Hangar 33
Clique no link a seguir para saber o que é o ASA BRASIL
Clique no link a seguir para ver a PROGRAMAÇÃO e assistir as Palestras gravadas
Clique no link a seguir para ver a AGENDA DE SHOWS AÉREOS
Força Aérea Brasileira e Museu Asas de um Sonho, Assinam Convênio para a Criação do…
CENIPA Inicia Investigação Sobre o Acidente Aéreo Com o Avião Piper PA 42 Cheyenne 400…
Avião Piper Cheyenne 400, um Bi Motor, cai 3km após a decolagem, na cidade de…
Feliz Natal Com a Canção Composta Especialmente Para Essa Noite. Por Ruy Flemming
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…