INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Assento vertical em aviões: promessa de passagens baratas ainda não tem autorização

O conceito de assento vertical em aviões voltou a ganhar destaque no setor aeronáutico. A proposta vem de uma empresa italiana de design que criou um protótipo inovador. Nesse modelo, os passageiros permanecem quase em pé, inclinados a cerca de 45 graus, durante voos de curta duração. Conforme os criadores, a solução pode aumentar a capacidade da aeronave e reduzir o consumo de combustível. Além disso, ela promete baratear o custo das passagens. No entanto, por enquanto, as restrições de segurança e o desconforto impedem sua liberação pelas autoridades.

Assentos-para-passageiros-viajarem-em-pe-nos-avioes
Assentos-para-passageiros-viajarem-em-pe-nos-avioes

Imagine embarcar em um voo curto e, em vez de se sentar confortavelmente, manter-se inclinado em um assento que mais parece uma bicicleta vertical. Parece brincadeira? Pois saiba que essa é exatamente a proposta do Skyrider 2.0, uma versão extrema de assento vertical em aviões, criada pela empresa italiana Aviointeriors. O projeto chama atenção no setor desde 2012, mas até hoje não foi adotado por nenhuma companhia aérea.

Apesar da ideia parecer futurista — e até excêntrica — o objetivo é claro: permitir mais passageiros por aeronave e, assim, reduzir o preço das passagens. A promessa de economia atrai o interesse de algumas companhias aéreas de baixo custo, mas a proposta ainda enfrenta sérios obstáculos regulatórios e práticos.

Como funciona o Skyrider 2.0 e por que ele seria mais barato?

O assento vertical Skyrider 2.0 foi projetado para deixar os passageiros em uma posição semi-ereta, inclinados a aproximadamente 45 graus, com o peso distribuído entre as pernas e o core. Ao adotar esse modelo, seria possível aumentar em até 20% a capacidade de assentos por voo, ao mesmo tempo, em que se reduz o peso total da aeronave. Essa é a principal promessa do conceito de assento vertical em aviões.

Além disso, os assentos ocupam menos espaço e exigem menos material para fabricação. Como resultado, o consumo de combustível também diminuiria. Na teoria, isso tornaria as viagens de curta distância mais acessíveis, com tarifas promocionais que, segundo defensores do projeto, poderiam custar o equivalente a apenas R$ 7,60 por trecho.

Embora a inovação pareça interessante do ponto de vista econômico, existem questões relevantes que ainda não foram superadas. As regulamentações atuais de segurança aérea — tanto no Brasil quanto internacionalmente — exigem que os passageiros estejam sentados com cintos de segurança afivelados durante pousos, decolagens e em turbulência.

Nesse contexto, o modelo de assento vertical em aviões ainda não recebeu qualquer aval das autoridades reguladoras. Além disso, o próprio porta-voz da Aviointeriors, ao testar o protótipo instalado na sede da empresa na cidade de Latina, na Itália, admitiu que o conforto do Skyrider é, no mínimo, duvidoso.

Assentos-para-passageiros-viajarem-em-pe-nos-avioes.
Assentos-para-passageiros-viajarem-em-pe-nos-avioes.

Até o momento, nenhuma companhia aérea confirmou oficialmente a adoção do modelo. No entanto, rumores indicam que operadoras de baixo custo da Espanha e do Leste Europeu já demonstraram curiosidade. A Ryanair, por exemplo, chegou a anunciar, em 2012, a intenção de equipar aeronaves com até 10 fileiras de “assento tipo cela”, embora o projeto não tenha avançado.

Mesmo assim, vale lembrar que no Brasil — e em boa parte do mundo — já se tentou justificar a cobrança de bagagens como forma de baratear tarifas, sem resultados visíveis. O receio é que o assento vertical em aviões siga o mesmo caminho: promessas de economia sem real benefício para o passageiro.

Finalizando: mais passageiros, menos conforto — e muita discussão pela frente

O Skyrider 2.0 continua longe de se tornar realidade. Mesmo que o apelo financeiro seja forte, a resistência por parte dos passageiros, somada às restrições legais, tornam seu futuro incerto. Ainda assim, o simples fato de projetos como esse continuarem surgindo mostra que o setor está em busca constante de soluções para tornar o transporte aéreo mais acessível.

Enquanto isso, o conceito de assento vertical em aviões permanece no campo das ideias — curioso, polêmico e ainda longe de receber um bilhete de embarque.

Conheça o AEROJOTA, o maior site de Classificados Aeronáutico do Brasil.

AeroJota

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.