Assento-de-2-andares-para-avioes-comerciais
Uma das propostas mais polêmicas para o futuro da aviação comercial está gerando discussão entre passageiros e especialistas. A empresa espanhola Chaise Longue apresentou um conceito inovador de assentos de dois andares para aumentar a capacidade das aeronaves, mas a ideia tem sido alvo de críticas e preocupações.
O projeto visa substituir as tradicionais fileiras do meio em aviões de fuselagem larga, que operam voos de longa distância. Os assentos seriam intercalados em dois níveis: um no piso e outro elevado, acessível por degraus. Segundo os desenvolvedores, essa configuração permitiria maior conforto, oferecendo espaço extra para reclinação nos assentos superiores e mais espaço para as pernas e bagagens de mão nos inferiores.
A ideia já foi apresentada anteriormente na Aircraft Interiors Expo (AIX), um dos principais eventos do setor em Hamburgo, na Alemanha. Agora, com o projeto sendo analisado pela Airbus, a proposta ganha visibilidade, mas também levanta dúvidas.
Apesar da inovação, diversos questionamentos surgiram. Um dos principais diz respeito à posição dos assentos inferiores, que ficam alinhados com a região glútea dos passageiros de cima, o que gerou a alcunha de “zona do pum”.
Outro problema potencial é a segurança. Em caso de uma desaceleração brusca, as bagagens armazenadas sob os assentos superiores podem se deslocar, dificultando evacuações de emergência. Além disso, a retirada dos compartimentos de bagagem acima dos assentos poderia reduzir a capacidade de armazenamento a bordo.
A acessibilidade também é uma questão importante. Passageiros nos assentos superiores poderiam enfrentar dificuldades ao subir e descer, especialmente durante turbulências ou ao se dirigirem ao banheiro. Também haveria um impacto no serviço de bordo, uma vez que a disposição dos assentos pode dificultar a circulação dos comissários.
A Airbus confirmou que está avaliando o conceito, mas destacou que se trata apenas de uma fase inicial de exploração de ideias. Em nota, a empresa informou:
“Confirmamos que a Chaise Longue está explorando alguns conceitos iniciais com a Airbus sobre soluções de assentos de dois níveis para aeronaves comerciais. Dada a natureza desse estágio inicial, preferimos não fazer mais comentários no momento.”
A fabricante também ressaltou que recebe vários projetos inovadores todos os anos, mas que nem todos chegam à fase de implementação.
Embora o conceito ofereça soluções para otimizar espaço e capacidade nos aviões, ainda há desafios técnicos e operacionais a serem superados. A implementação de assentos de dois andares exigiria adaptações estruturais significativas nas aeronaves, além de rigorosos testes de segurança.
Se um dia veremos essa ideia decolar, ainda é incerto. Mas, por enquanto, o debate continua, e passageiros já manifestam opiniões divergentes sobre o conforto e viabilidade desse novo modelo de acomodação aérea.
Continue seguindo e divulgando o site AEROJOTA. Aqui temos sempre boas notícias sobre aviação e no nosso link EVENTOS AÉREOS, as datas e locais dos eventos aeronáutico confirmados para 2025;
Visitação aberta do projeto Hangar 2º EIA será no dia 24/04, com ingresso solidário e…
Em 2025, os acidentes aéreos no Brasil ocorrem a cada 46,5 horas; maioria envolve aeronaves…
Helicóptero de R$ 50 milhões de Neymar está impedido de voar pela Anac
O Voo Iberia 0379 entra em emergência após alerta de destroços de foguete
A AVFAB conquista vitórias importantes com novo site e registro de marca junto ao INPI
Pilotos lidam com ventos cruzados no Aeroporto BHX de Birmingham durante tempestade