Os perigos dos voos noturnos.
“Voando na madrugada”
‘Atenção redobrada na madrugada’
Estudos apontam que a cada 100 horas de voo durante a madrugada, pilotos de jatos cometem, em média, 9,5 erros que ultrapassam os limites padrões de segurança.
Nos voos noturnos, a possibilidade dos pilotos adormecerem pode ocorrer, pelo simples fato de que nosso relógio biológico não prevêr que estamos acordados durante à noite.Pode-se até descansar à tarde, antes de um voo de madrugada, mas certamente o sono virá em alguma hora.
O perigo maior é no voo doméstico, porque é operado por tripulação simples, ou seja, tem a bordo somente um comandante e um copiloto.
Nos voos internacionais, a chance de termos este tipo de ocorrência diminui bastante porque a tripulação é de revezamento, ou seja, são duas duplas de comandantes e de copilotos, e cada uma pode descansar praticamente metade do voo.
E para descanso deles, as aeronaves intercontinentais reservam áreas especiais, normalmente afastadas da área de circulação de passageiros que poderiam, sem querer, interromper o sono.
De acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (Cemsa), da Universidade Federal de São Paulo, os pilotos de avião erram quase 50% a mais nos voos de madrugada do que nas demais horas do dia.
E, a cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, que são aqueles que ultrapassam os limites operacionais de segurança definidos como padrão internacional, como virar o manche do avião numa angulação superior à recomendada, ou mesmo realizar uma aproximação não estabilizada.
* Condensado de artigo do Comte Ronald Van der Put.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota