Aviação Comercial

Impacto do aumento do IOF na aviação pode elevar passagens e gerar prejuízo bilionário

Em um cenário já desafiador para o setor aéreo brasileiro, o impacto do aumento do IOF – Imposto sobre Operação Financeira, na aviação preocupa companhias que lutam para se manter competitivas.

O recente aumento do Imposto sobre Operação Financeira, o IOF, nas Cias Aéreas tem gerado forte reação entre as principais operadoras do país. Latam, Gol e Azul alertaram que a mudança pode representar um impacto anual de até R$ 600 milhões. Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o novo custo decorre, sobretudo, de operações como leasing de aeronaves, compras de peças no exterior e financiamentos internacionais.

aumento-do-IOF-para-as-Cias-Aereas

Com a nova regra, o Imposto sobre Operação Financeira – IOF -, pode chegar a 3,5% em determinadas operações. Como consequência, as empresas alegam que o repasse ao consumidor será inevitável. Afinal, cerca de 80% dos custos do setor são dolarizados. Para ilustrar, apenas a alta do dólar para R$ 5,71 já pressiona o caixa das companhias, tornando o cenário ainda mais delicado.

Diante do impacto projetado, as companhias enviaram ofícios ao Ministério da Fazenda, à Casa Civil e ao Ministério de Portos e Aeroportos. No documento, destacam a urgência da revisão do imposto. Conforme a Abear, a medida desestimula investimentos e prejudica a competitividade frente a empresas estrangeiras, que muitas vezes não enfrentam o mesmo tipo de tributação.

Como efeito direto do aumento do Imposto sobre Operação Financeira – IOF -, nas Cias Aéreas, especialistas estimam que o preço das passagens pode subir entre 2% e 3% já nos próximos meses. Além disso, há risco de corte em rotas menos lucrativas. Portanto, os passageiros que utilizam aeroportos regionais podem ser os mais prejudicados, reforçando a necessidade de políticas públicas mais sensíveis à realidade do setor aéreo brasileiro.

Embora o governo busque aumentar a arrecadação, o setor aéreo defende que o aumento do IOF nas Cias Aéreas trará consequências negativas para toda a cadeia produtiva. Caso nenhuma medida compensatória seja adotada, os efeitos devem ser sentidos não apenas por empresas, mas também por milhões de passageiros.

Visite o Maior Site de Classificados Aeronáutico do Brasil. AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

CEO da Azul tranquiliza público após recuperação judicial nos EUA

Declaração reforça compromisso com clientes, equipe e credores mesmo após acionamento do Chapter 11

3 horas ago

Novo turboélice D328eco terá fuselagem feita no Brasil pela Akaer

Avião D328eco contará com partes brasileiras e promete revolucionar o transporte regional

4 horas ago

Crise das companhias aéreas no Brasil: por que é o pior negócio do país

Crise das companhias aéreas no Brasil: por que o sistema as sabota

5 horas ago

Azul redução de frota: aérea corta 35% da projeção de aeronaves após recuperação judicial

Azul redução de frota afeta planejamento até 2027 e está ligada à dívida bilionária da…

1 dia ago

Esquadrilha da Fumaça em Bauru terá duas apresentações no Arraiá Aéreo 2025

Esquadrilha da Fumaça é atração nos dois dias do evento

1 dia ago