Autoridades dos EUA descartam falha mecânica no switch de combustível do voo da Air India
FAA descarta falha técnica após análise do sistema de combustível
As autoridades dos EUA descartam falha no switch da Air India após realizarem testes no sistema de corte de combustível do Boeing 787 envolvido no acidente aéreo. A FAA e engenheiros da Boeing confirmaram que os comandos funcionavam normalmente e que não houve qualquer falha mecânica nos dispositivos. Além disso, os dados extraídos do gravador de voo indicaram que os interruptores foram acionados manualmente. O corte nos dois motores ocorreu com apenas um segundo de diferença, o que reforça a hipótese de atuação humana.
Gravação da cabine revela confusão entre os pilotos
O áudio captado pelo Cockpit Voice Recorder registrou um diálogo direto entre os pilotos. Um deles perguntou: “por que você cortou?”. O outro respondeu imediatamente: “eu não fiz isso”. Apesar de as vozes ainda não terem sido identificadas oficialmente, os investigadores consideraram esse trecho como decisivo. Afinal, o conteúdo indica confusão na cabine e levanta a possibilidade de uma falha operacional grave.
Testes confirmam que os interruptores exigem ação deliberada
A FAA e engenheiros da Boeing confirmaram que os comandos funcionavam normalmente e que não houve qualquer falha mecânica nos dispositivos, incluindo os botões de CUTOFF — que interrompem manualmente o fluxo de combustível para os motores. Além disso, os especialistas analisaram o mecanismo de travamento dos comandos. Como não encontraram defeitos, eles descartaram completamente a hipótese de acionamento involuntário durante a decolagem.
Air India inspeciona frota e não identifica falhas semelhantes
Após o acidente, a Air India inspecionou todas as aeronaves dos modelos Boeing 787 e 737. Durante essa operação, nenhum defeito foi encontrado nos sistemas de corte de combustível. A companhia também compartilhou os laudos com a autoridade de aviação civil da Índia. Além disso, ela reafirmou o compromisso de colaborar integralmente com a investigação até a divulgação do relatório final.
Histórico da empresa preocupa especialistas em segurança operacional
Entre 2023 e 2024, a DGCA emitiu 29 avisos à Air India por falhas sistêmicas, como descanso insuficiente para pilotos e treinamentos operacionais incompletos. Essas violações constam em documentos revelados em julho de 2025. Por esse motivo, especialistas passaram a questionar a cultura de segurança dentro da companhia. Afinal, erros repetidos comprometem os padrões da aviação comercial.
Investigação segue concentrada em fatores humanos
Como os testes descartaram falha técnica, os investigadores mudaram o foco da apuração. Desde então, eles passaram a priorizar hipóteses relacionadas ao comportamento humano na cabine. Atualmente, os especialistas analisam a possibilidade de erro de operação, confusão durante os procedimentos ou até mesmo uma ação deliberada. Segundo a autoridade indiana, o relatório final sairá apenas em 2026.
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