O recente acidente envolvendo um jato Cessna Citation 525 no aeroporto de Ubatuba, no litoral de São Paulo, trouxe à tona a importância de condições adequadas para pousos seguros. A aeronave ultrapassou os limites da pista e acabou em chamas na praia do Cruzeiro, resultando na morte do piloto e ferimentos aos quatro passageiros, resgatados com vida, e mais três pedestres que estavam na calçada.
Com uma extensão total de 940 metros, apenas 560 metros da pista 09 estão disponíveis para pousos na direção que leva ao mar. Essa limitação está registrada na publicação oficial da Aeronáutica e foi confirmada pela concessionária Rede VOA, responsável pelo aeroporto. Além disso, as condições meteorológicas no momento do acidente eram desfavoráveis, com chuva e pista molhada, fatores que ampliam a distância necessária para frear uma aeronave
Segundo o manual do Cessna Citation 525, em pista molhada, a aeronave precisa de um mínimo de 838 metros para parar em condições normais, considerando seu peso máximo de pouso. Mesmo no cenário mais favorável, com o avião muito leve, seriam necessários pelo menos 685 metros, ainda insuficientes para o comprimento da pista disponível.
Para que uma aeronave pouse em segurança, é essencial considerar variáveis como peso, temperatura, pressão atmosférica, condição do vento e estado da pista. Pistas molhadas representam um desafio adicional, pois exigem maior distância para frenagem. No caso do aeroporto de Ubatuba, a ausência de um controle de tráfego aéreo também transfere ao piloto toda a responsabilidade pelo planejamento do voo.
O CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico, órgão da Força Aérea Brasileira, responsável por investigar acidentes aéreos, define ultrapassagens de pista como “excursões”, que podem ocorrer durante pousos ou decolagens. Entre 2004 e 2013, o Brasil registrou 275 casos desse tipo, segundo relatório da entidade. Cada incidente é um lembrete da necessidade de conformidade entre as capacidades da aeronave e as condições do aeródromo.
As causas do acidente no Aeroporto de Ubatuba-SP serão investigadas pelo CENIPA. Além de fatores meteorológicos e limitações da pista, serão analisados aspectos operacionais, como o planejamento do piloto e possíveis falhas técnicas.
O acidente com o Cessna Citation 525 – PR GFS -, destaca a importância de uma rigorosa análise prévia das condições de pouso, especialmente em pistas curtas ou com restrições. Para entusiastas da aviação e profissionais do setor, o caso reforça a relevância de medidas de segurança e de infraestrutura adequada em aeroportos de pequeno porte.
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