INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Avião Airbus A-320ceo da LATAM Brasil sofre pane elétrica após a decolagem do Aeroporto de Brasília.

Airbus A-320ceo da LATAM teve diversas panes elétricas logo após a decolagem e um dos motores precisou ser desligado antes de pouso de emergência em Brasília

Aviao-Airbus-A-320-LATAM_Imagem-Latam
Aviao-Airbus-A-320-LATAM_Imagem-Latam

Na noite de 26 de dezembro, um avião Airbus A320ceo da LATAM Brasil, enfrentou diversos problemas de pane elétrica e hidráulica a bordo, logo após a decolagem do Aeroporto Internacional, de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek precisou desligar um dos motores ainda em voo, para fazer um pouso em emergência.

Aviao-Airbus-A-320ceo-LATAM-sobrevoando-Brasilia_Imagem-Internet
Aviao-Airbus-A-320ceo-LATAM-sobrevoando-Brasilia_Imagem-Internet

A aeronave de matrícula PR-MHG havia decolado da capital federal para efetuar o voo LA-3852 com destino a cidade de Teresina, no estado do Piauí, logo após a decolagem surgiram diversas panes de instrumentos, na cabine do Airbus A-320. Imediatamente os pilotos interromperam a subida, nivelaram a aeronave em 2.100 metros (7 mil pés), acionaram o código de emergência no transpônder (7700) e ficaram por 40 minutos dando voltas sobre a cidade, sempre em baixa altitude, conforme relato de alguns passageiros. Enquanto isso, os pilotos sanavam as diversas panes que surgiram no avião ao mesmo tempo, que gastavam combustível, para voltar para o Aeroporto Presidente JK visando um pouso em emergência.

Posteriormente foi divulgado que logo após a decolagem a aeronave sofreu uma pane de rádio, perdendo totalmente o contato com a torre e demais órgãos de controle do espaço aéreo.

Para não conflitar com outras aeronaves que chegavam e decolavam do Aeroporto Internacional de Brasília, os pilotos optaram em parar a subida e ficar voando próximo a Brasília. Outras panes surgiram como a informação de parda de parte hidráulica, que envolve o perfeito funcionamento do acionamento e recolhimento dos trem de pouso, dos Slats, profundores, aileron e flaps.

Slats-profundores-aileron-e-flaps_Imagem-Guia-do-Aviador-Internet
Slats-profundores-aileron-e-flaps_Imagem-Guia-do-Aviador-Internet

Como se descobriu depois, foi uma pane elétrica em um dos circuitos da aeronave, mas também poderia haver falha no reverso dos motores que auxiliam na frenagem.

Não ficou muito bem esclarecido porque um dos motores teve que ser desligado em voo, pode ser que em função da pane elétrica, tenha sido acionado o alarme de fogo no motor, fazendo com que o Airbus A-320ceo, fizesse o pouso em emergência com apenas um dos motores em funcionamento.

Tudo será esclarecido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) que irá fazer as investigações da causa das panes, sugerindo correções se for o caso

Vale lembrar que os pilotos possuem treinamento rigoroso para cuidar dessas emergências, e conforme eles iam analisando cada caso de pane e dando solução, o Airbus A-320ceo queimava combustível para um pouso dentro do limite de peso para isso.

Simulador-de-Voo-Airbus_Imagem-Delta-5-Internet
Simulador-de-Voo-Airbus_Imagem-Delta-5-Internet

Outras aeronaves também tentaram contato via rádio como o voo LA 3852 sem sucesso de comunicação.

Outro fator relevante que precisa ser observado é que os aviões nunca possuem apenas um sistema elétrico, sempre existe um auxiliar que trabalha ou em conjunto, ou separado e nesse caso os pilotos iam tomando as medidas corretivas necessárias conforme o manual da aeronave.

As 22h00 o LA 3852, já com o rádio funcionando, solicitou autorização para pouso e as 22h27 o pouso foi realizado com sucesso, 40 minutos após a decolagem, sem intercorrência e sem ninguém ficar ferido. No Aeroporto JK em Brasília, equipes de emergência já esperavam o avião na pista para acompanhamento.

Seguindo protocolos de segurança, as operações aéreas do terminal Brasília e na pista foram suspensas até o pouso da aeronave em emergência, com segurança.

AeroJota
AeroJota

Se você é dono de peças, produtos ou serviços aeronáuticos, o Aerojota é o lugar ideal para você. Este é o maior site de classificados aeronáuticos do Brasil, onde seu público-alvo poderá encontrá-lo com facilidade. Ao anunciar no Aerojota, você aumenta suas chances de fazer bons negócios e alcançar novos clientes.

O Aerojota não é apenas para vendedores; é também um paraíso para entusiastas da aviação, colecionadores, decoradores e arquitetos. No site, você pode encontrar uma variedade de itens interessantes, como réplicas de hélices de 2,00 metros de diâmetro feitas em fibra de vidro, diversos instrumentos de aviãocapacetes para piloto e até aviões pedalinho infantil vintage.

Além de peças tradicionais, o Aerojota oferece quadros de avião em 3D feitos artesanalmente com peças de eletrônicos recicláveis. Esses itens não apenas são únicos, mas também promovem a sustentabilidade através da reutilização de materiais. É uma maneira excelente de decorar seu espaço com estilo e consciência ambiental.

Venha conhecer o Aerojota e descubra tudo o que temos a oferecer. Seja para comprar ou vender, nosso site é o melhor lugar para encontrar o que você procura no mundo da aviação.

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.