INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Avião Bandeirante da FAB sofre incidente ao pousar em Salvador

No domingo, 8 de junho, um avião Bandeirante da FAB – modelo Embraer C‑95 – estourou o pneu da bequilha (roda dianteira), durante o pouso no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador–BA. Logo após o impacto, a aeronave saiu parcialmente dos limites da pista principal 10/28, interrompendo pousos e decolagens. No entanto, a tripulação seguiu os procedimentos de segurança e ninguém ficou ferido, conforme relatado pela Força Aérea Brasileira.

Aviao-C-95-da-FAB-tem-estouro-de-pneu-no-Aeroporto-de-Salvador
Aviao-C-95-da-FAB-tem-estouro-de-pneu-no-Aeroporto-de-Salvador

Ademais, todos os voos que chegavam e partiam de Salvador precisaram usar a pista auxiliar 17/35. Como consequência, alguns voos enfrentaram atrasos superiores a uma hora. Apesar disso, as equipes do aeroporto agiram com rapidez para remover o avião Bandeirante da FAB e realizar a limpeza completa da pista principal, permitindo a retomada das operações em cerca de duas horas.

Além disso, a Força Aérea Brasileira informou que o avião Bandeirante da FAB fazia parte de um voo de instrução do 1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (1º/5º GAV). Esquadrão RUMBA. A missão tinha partida em Lagoa Santa–MG e destino a cidade de Natal–RN, compondo parte do treinamento dos tripulantes militares. Conforme comunicado oficial, a aeronave foi inspecionada e liberada para seguir voando normalmente após a manutenção de rotina e troca do pneu na Base Aérea de Salvador.

O Esquadrão Rumba (1º/5º GAV) foi ativado em 24 de abril de 1947 na Base Aérea de Natal, RN. Inicialmente, operava os bombardeiros B‑25 Mitchell voltados para a formação de tripulações em manobras de bombardeio rasante e voo em formação.

Completou 10 anos de serviço, substituiu seus B‑25 pelos Douglas B‑26 Invader em 1957 e ganhou o troféu “Segurança de Voo” da USAF em 1964, após 6.000 horas sem acidentes. Entre 1971 e 1973, operou na Base Aérea de Recife, antes de receber os novos C‑95 Bandeirante em meados dos anos 70.

Em 2002, retornou a Natal e assumiu definitivamente o treinamento em aeronaves C‑95 Bandeirante, utilizando versões modernizadas (C‑95M) desde 2012. Atualmente, o esquadrão forma tripulantes nas missões de transporte, busca e salvamento, patrulha, reconhecimento e ligação, seguindo o lema: “Instruir para o Combate”.

Além disso, o Rumba mantém estrutura robusta: conta com cerca de dez aeronaves Bandeirante e realiza o Curso de Especialização Operacional (CEO), preparando cadetes avançados em voo de formação, voo por instrumentos e missões táticas diversas.

Retomada das atividades após a liberação da pista

Por fim, a Vinci Airports, responsável pela administração do terminal, confirmou que o avião Bandeirante da FAB foi retirado em segurança e a pista principal liberada para uso. Dessa forma, as operações de pouso e decolagem seguiram normalmente e os voos subsequentes não tiveram impactos significativos.

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.