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De acordo com a Força Aérea Brasileira, o bimotor Seneca, prefixo PT-RBC, decolou de outro país, possivelmente o Peru. A aeronave invadiu o espaço aéreo nacional sem qualquer autorização.
Mesmo após ordens claras para desviar a rota, o piloto ignorou os comandos dos caças da Força Aérea Brasileira. Como consequência, a FAB abateu a aeronave, o que provocou sua queda em território indígena.
A operação seguiu os protocolos da defesa aérea e reforçou a atuação da Força Aérea Brasileira na proteção das fronteiras brasileiras.
Após o acidente, indígenas da aldeia Ariramba encontraram pacotes espalhados pela mata próxima ao local da queda. Posteriormente, agentes da Polícia Federal confirmaram que os pacotes continham substância semelhante à maconha.
Devido à droga encontrada, os agentes federais, levados pelo helicóptero H-60 Black Hawk, da FAB, prenderam os dois ocupantes em flagrante logo após o resgate. Em seguida, as autoridades conduziram os suspeitos até a cidade de Alta Floresta–MT, onde permanecem sob custódia.
A FAB monitora o espaço aéreo nacional com o uso de radares fixos, móveis e sensores de longo alcance. Todos esses sistemas são integrados ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
Sempre que uma aeronave sem plano de voo é detectada, o sistema gera alerta imediatos. Então, os caças partem de Bases Aéreas estratégicas para realizar a interceptação.
As Bases de Anápolis–GO, Campo Grande–MS, Boa Vista–RR, Porto Velho–RO e Canoas–RS mantêm aeronaves e tripulações prontas para decolar a qualquer momento.
Além disso, essas Bases de prontidão garantem que os caças de defesa aérea decolem rapidamente em caso de ameaça. A estrutura permite respostas eficazes contra aeronaves irregulares.
Graças à integração tecnológica e à prontidão constante, a FAB consegue agir com rapidez para proteger o espaço aéreo nacional.
Além das ações em voo, a Força Aérea Brasileira atua em cooperação constante com a Polícia Federal e outros órgãos de segurança. Essa integração reforça o combate ao tráfico de drogas, especialmente nas fronteiras.
Por meio de operações conjuntas, as instituições conseguem interceptar cargas ilegais antes mesmo de alcançarem áreas urbanas. Como resultado, o número de apreensões tem crescido significativamente ao longo de 2025.
Além disso, o intercâmbio de informações entre os setores permite que as ações sejam mais rápidas e eficazes. Isso reduz os riscos para as comunidades afetadas e fortalece a soberania do país.
Desde o início de 2025, a FAB intensificou o combate ao tráfico aéreo. A maioria das interceptações ocorreu em áreas próximas às fronteiras da região Norte e Centro-Oeste.
Em fevereiro, dois aviões transportando cocaína foram interceptados em Rondônia. No mês de março, um monomotor caiu no Mato Grosso ao tentar escapar da fiscalização. E em abril, a queda do bimotor na aldeia Ariramba confirmou o padrão de atividade ilegal.
Por isso, a FAB realiza essas operações como parte da Operação Ostium, iniciativa conjunta com outros órgãos de segurança pública. Criada para proteger o espaço aéreo brasileiro, a ação reúne esforços da FAB, da PF e de outros órgãos federais.
Por fim, os dados de 2025 mostram que a atuação da FAB tem sido estratégica no combate ao tráfico aéreo. Cada interceptação reforça o controle do país sobre seus céus.
Além disso, a presença constante da FAB contribui para proteger comunidades vulneráveis, principalmente em áreas indígenas próximas a regiões de fronteira.
Portanto, reforçar a vigilância aérea e combater com firmeza essas ameaças deve continuar como prioridade das autoridades nacionais de defesa e segurança.
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