Categories: Notícias

Avião dá marcha a ré? / AeroJota Classificados Aeronáutico

Aviões comerciais a jatos conseguem se movimentar para trás usando apenas os motores?

Avião dá marcha à ré?

A marcha à ré é utilizada por algumas companhias aéreas como um método mais barato de movimentar jatos comerciais para sair da posição junto ao ‘finger'(1), eliminando a necessidade de um veículo rebocador que pode chegar a US$ 1,5 milhão.

O procedimento começou a ser utilizado pela Eastern Airlines em seu Hub(2) na cidade de Atlanta-EUA, no início dos anos 80, e logo foi adotado por outras companhias.

Este método era utilizado inicialmente apenas por aviões com motores instalados atrás, devido à possibilidade dos motores instalados abaixo das asas sugarem objetos estranhos durante as operações no solo em regime de alta potência, mas pouco tempo depois, a também norte-americana Frontier Airlines começou a utilizar o sistema com seus Boeing 737.

No caso de utilizarem os reversores, os passageiros podem observar que a aeronave se desloca ligeiramente para frente antes de iniciar a ‘marcha à ré’. Isso acontece porque os motores necessitam avançar um pouco antes de serem abertos os reversores. Isso também facilita o movimento para trás, pois os pneus tendem a se achatarem após a parada da aeronave, e o empuxo do reverso não é tão eficiente na hora de mover um avião pesado, quanto ao empuxo para frente.

Para utilizar os reversores é necessário contar com uma boa equipe de terra para orientar o piloto, espaço suficiente para manobrar a aeronave sem chegar próxima a outros aviões ou equipamentos, além de boas condições de rampa e visibilidade. Como em todas as operações com aeronaves, o comandante é quem dá a última palavra a respeito do procedimento a ser utilizado.

Ele ou ela pode exigir um ‘pushback’ (3) por motivos de segurança.

Algumas companhias proíbem terminantemente as operações com reversores. Nos dias de hoje, dificilmente é utilizado.

(1) Finger: Uma ponte telescópica de embarque, é um dispositivo que faz a ligação entre o terminal do aeroporto e o avião, permitindo assim, a entrada e saídas dos passageiros, sem a necessidade de ônibus para transporte ou os passageiros andarem pela pista.

(2) Hub: centro de conexão são designações dadas ao aeroporto utilizado por uma companhia aérea companhia como ponto de conexão para transferir seus passageiros para o destino pretendido, no qual viajantes em trânsito entre aeroportos que não são servidos por voos diretos trocam de aeronave para continuar sua viagem ao destino final. Vale também para o transporte de cargas.

(3) Pushback: é o procedimento pelo qual um avião é rebocado desde o local onde está parado, até uma posição designada. Este processo é efetuado por um veículo, chamado de rebocador, que é ligado ao avião por uma barra.

Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Aviadoras realizam mais uma edição do VIII Encontro das Mulheres na Aviação em São Paulo

Evento VIII Encontro das Mulheres acontece no dia 15 de março no Teatro Bor, em…

9 horas ago

Assista a Demonstração da Esquadrilha da Fumaça, na cidade de Monte Mor-SP, pelo Pay Per View do Canal Golf Oscar Romeo

Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo,…

12 horas ago

Esquadrilha Céu Revela sua Agenda de Shows Aéreos para 2025

Esquadrilha Céu Anuncia Datas das Suas Demonstrações Aéreas em 2025

13 horas ago

Cel Av Ruy Flemming: Voando com a ACRO: A magia da acrobacia aérea no Decathlon

Experiência única com a ACRO: Cambalhotas, força G e a paixão inigualável pelo voo acrobático.…

3 dias ago

Assista a 2a Demonstração da Esquadrilha da Fumaça pelo Pay Per View do Canal Golf Oscar Romeo

Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo

4 dias ago

Caça KF-16 Sul-Coreano Lança Oito Bombas MK 82 Por Engano e Deixa Sete Feridos

Avião Militar Sul-Coreano KF-16 Lança Por Engano Oito Bombas MK 82 e Fere ao Menos…

4 dias ago