Incidentes Aéreos

Comandante trancado fora da cabine e copiloto inconsciente: voo da Lufthansa voou 10 minutos sem ninguém no controle

Um episódio desconhecido até agora

Embora os voos comerciais obedeçam a regras rigorosas de segurança, nem todos os riscos são visíveis para o passageiro comum. Recentemente, o setor aéreo europeu foi surpreendido por um relatório oficial que expôs um incidente ocorrido em 2024. Apesar disso, o caso permaneceu fora do conhecimento público por mais de um ano.

Desde então, o episódio envolvendo um avião Lufthansa reacendeu o debate sobre o uso do piloto automático e a ausência temporária de tripulantes na cabine de comando. Por esse motivo, autoridades começaram a revisar os procedimentos operacionais vigentes. Enquanto isso, especialistas defendem mudanças imediatas para reforçar a segurança em voos comerciais.

Aviao-A-321-Da-Lufthansa

O voo LH77X, operado por um Airbus A321, partiu do Aeroporto de Frankfurt com 205 pessoas a bordo. O destino era a cidade de Sevilha, na Espanha, e tudo seguia normalmente até por volta das 10h31 da manhã. Foi quando o comandante se ausentou da cabine de comando para atender a uma necessidade fisiológica. Na cabine, permaneceu apenas o copiloto, que minutos antes conversava normalmente sobre as condições meteorológicas do trajeto.

Enquanto o comandante estava fora, o copiloto sofreu um mal súbito. A aeronave seguiu voando sem supervisão humana direta por cerca de 10 minutos. O piloto automático manteve o trajeto estável durante esse tempo. Ao retornar, o comandante tentou acessar a cabine utilizando o código padrão de segurança, mas a porta não abriu. Desconfiado de que havia digitado o código incorreto, tentou novamente várias vezes, sem sucesso.

Preocupado com a falta de resposta do copiloto, o comandante solicitou ajuda da tripulação e acionou o sistema de emergência da porta da cabine, que permite a reentrada após um tempo de espera. Apesar de debilitado, o copiloto conseguiu abrir a porta manualmente às 10h42. Ele estava pálido, suando e visivelmente desorientado. Um passageiro médico e a equipe de bordo prestaram os primeiros socorros ainda em voo.

Diante da gravidade da situação, o comandante decidiu desviar o avião para o Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, onde realizou um pouso de emergência cerca de 20 minutos depois. O copiloto foi atendido por uma equipe médica e recebeu o diagnóstico de um possível transtorno convulsivo, condição até então não identificada nos exames médicos exigidos para renovação de sua licença. Como medida preventiva, seu certificado médico foi suspenso.

O episódio só se tornou público em 17 de maio de 2025, com a divulgação oficial do relatório final da Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil da Espanha (CIAIAC). O documento aponta que a ausência de uma segunda pessoa autorizada na cabine durante a saída do comandante impediu a rápida identificação da emergência. Na ocasião, a Lufthansa seguia diretrizes da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), que não exigem a presença de um segundo tripulante nesses casos.

Após a análise do ocorrido, a CIAIAC recomendou formalmente à EASA a revisão das normas operacionais, sugerindo a exigência da presença contínua de dois tripulantes autorizados na cabine. A medida, segundo o órgão espanhol, pode ampliar a segurança na aviação e evitar situações semelhantes no futuro. Até o momento, a Lufthansa não emitiu nenhuma nota pública sobre o incidente.

Aviao-A-321-Da-Lufthansa

Aerojota: O Maior Site de Classificados Aeronáuticos do Brasil

AeroJota

Recent Posts

ANAC suspende provas teóricas por falta de recursos para pagar a FGV

ANAC suspende provas teóricas: impacto para a aviação civil

20 horas ago

Laudo do CENIPA aponta falhas e restrições médicas em piloto de acidente com o monomotor PT-FLK em Belo Horizonte

Laudo do CENIPA detalha histórico médico e falhas do piloto no acidente de 11 de…

24 horas ago

10º Arraiá Aéreo 2025 Inspirando Gerações: atrações aéreas e horários divulgados

Tudo pronto para o 10º Arraiá Aéreo 2025 Inspirando Gerações

2 dias ago

Saab avalia riscos da aproximação do Brasil com a Rússia para o programa Gripen

Gripen em foco: Brasil e Rússia preocupam a Suécia

2 dias ago

Azul irá suspender rotas internacionais a partir de agosto durante recuperação judicial

Azul irá suspender rotas internacionais a partir de agosto, visando otimizar a eficiência operacional durante…

2 dias ago

F-39E, KC-390 e Duas Demonstrações da Esquadrilha da Fumaça no 10º Arraiá Aéreo 2025 Bauru

10º Arraiá Aéreo 2025 Bauru: atrações confirmadas e novidades imperdíveis

2 dias ago