Categories: Notícias

Avião Não Permite Erro. (Cmte.José Passarelli)

Submeter uma aeronave a Pane Seca é operar fora das regras da aviação.

Voar é algo sério, casos de acidentes por pane seca não são incomuns, muito menos situações em que o piloto percebe sua falha e não declara emergência tentando evitar punição, como ocorreu com o avião da Lamia.

Aqui vale uma consideração crucial: voar no limite da autonomia de uma aeronave significa se submeter ao risco de operar fora das regras, de modo marginal, algo absolutamente temerário.

Tanto no Brasil como na maior parte do mundo, a responsabilidade pela declaração das capacidades do avião e do planejamento da rota é exclusivamente do piloto em comando.

As autoridades têm poderes apenas para verificar a validade do certificado médico do aeronauta e da aeronavegabilidade da aeronave. 

O resto seria por “conta e risco do piloto”. Fique vivo, voe padrão comandante!

Coluna de JPassarelli  

Cmdte. José Passarelli  

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

AeroJota

Recent Posts

Entenda por que o sistema anticolisão TCAS falhou em Washington. O que deu errado?

Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…

2 dias ago

Passagem de Comando na Base Aérea de São Paulo: Relembrando Missões e Olhando para o Futuro

Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…

3 dias ago

Jogador Neymar aterrissa no Brasil: conheça o jato particular e o helicóptero customizado do craque

Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…

3 dias ago

Cel Av Ruy Flemming. O Controle de Helicópteros: A Solução Simples que Mudou Tudo

Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas

4 dias ago