Quase colisão entre aviões da Azul e da Air France durante taxiamento em Guarulhos
Comunicação evitou quase colisão entre aviões da Azul e da Air France, mostra canal Golf Oscar Romeo
Na noite de 6 de agosto, por volta das 19h32, uma situação crítica mobilizou equipes no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O Airbus A350-900 da Air France, matrícula F-HTYL, escalado para o voo AF-459, e o Embraer 195-E2 da Azul, matrícula PS-AED, programado para o voo AD-4547, chegaram perigosamente próximos durante o taxiamento. O canal Golf Oscar Romeo, no YouTube, registrou áudio e vídeo de toda a ocorrência, incluindo a comunicação entre pilotos, controle e equipe de solo. No material, que será exibido no final deste texto, apresenta de forma clara a sequência dos fatos.
Comunicação rápida evitou um acidente
Às 19h32, os pilotos da Air France informaram ao controle que se aproximavam do ponto de espera da pista 10L pela taxiway G. Nesse momento, o controlador determinou que aguardassem, pois seriam a segunda aeronave na sequência de decolagem. Logo depois, um minuto mais tarde, ele autorizou o alinhamento e a permanência na pista. Entretanto, um piloto da Azul reagiu rapidamente pelo rádio e disse: “Air France, stop!”. Em seguida, o controlador reforçou a ordem para que o A350 parasse imediatamente.
O comandante da Azul explicou que não havia espaço seguro para manobra, pois a asa do Airbus passava sobre a cabine do E-195-E2. Assim, o controle acionou sem demora a equipe de serviços de solo para avaliar a ocorrência. Às 19h38, uma viatura chegou ao local. No entanto, os pilotos da Azul solicitaram que ela avançasse ainda mais, garantindo melhor visualização da asa esquerda do Airbus e da cabine do Embraer. Dessa forma, a equipe pôde verificar de maneira precisa o risco envolvido e planejar a ação seguinte.
Decisão rápida garantiu segurança
Assim, o controle determinou o envio de um trator para rebocar o Embraer para trás. Enquanto isso, o piloto da Azul questionou que orientações a Air France receberia diante daquela “loucura toda”. O controlador respondeu que o Airbus permaneceria parado até a liberação da Azul.
Às 19h44, o piloto da Air France informou que tinha apenas dez minutos antes de precisar reabastecer. Como a operação demoraria mais, ele desligou um motor para economizar combustível. Nesse mesmo período, o comandante da Azul solicitou que preservassem as gravações de rádio, e o controlador garantiu que o processo já estava em andamento. Às 19h50, o trator chegou, e, por segurança, os pilotos da Air France desligaram o motor direito antes de iniciar o recuo do E-195-E2.
Operações retomadas e lições aprendidas
Por volta de 19h58, o controle confirmou que o Embraer recuara o suficiente. Os pilotos da Air France religaram os motores e, às 20h10, decolaram. A Azul optou por ser rebocada até o pátio e só partiu às 20h48.
O canal Golf Oscar Romeo também divulgou gravações da frequência de solo, revelando que a Azul já havia alertado sobre a proximidade da asa do Airbus antes da autorização de ingresso na pista. Como a Air France se comunicava com a Torre, a Azul mudou de frequência e fez o alerta diretamente, evitando o choque. Esse episódio demonstra que comunicação rápida, uso correto dos protocolos e atenção constante da tripulação fazem diferença em situações críticas. Além disso, reforça a importância de treinamentos e procedimentos claros para garantir segurança no solo, especialmente em aeroportos de grande movimento como Guarulhos.
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