Aviação brasileira ganha reforço: Avion Express e Total Linhas Aéreas estreiam em 2025
O Brasil ganhará duas novas companhias aéreas em 2025: Avion Express e Total Linhas Aéreas
O cenário da aviação brasileira está prestes a se expandir com a entrada de duas novas companhias aéreas: Avion Express Brasil e Total Linhas Aéreas. Ambas planejam iniciar operações no primeiro semestre de 2025, trazendo novas dinâmicas ao mercado nacional, as duas com propostas distintas, mas com o mesmo objetivo em comum — ampliar a oferta de voos e estimular a concorrência no setor.

Avion Express Brasil: modelo ACMI com Airbus A320
A Avion Express, integrante do grupo europeu Avia Solutions Group, recebeu recentemente seu Certificado de Operador Aéreo (COA) da Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC -, e está pronta para iniciar suas operações no Brasil.
A companhia atuará no modelo ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance), que consiste no fornecimento de aeronaves, tripulação, manutenção e seguro para outras companhias aéreas – especialmente durante picos de alta demanda, como férias e feriados prolongados.
Sua operação no Brasil será realizada com aeronaves Airbus A320, e o início dos voos está previsto ainda para o primeiro semestre de 2025. Com essa estratégia, a Avion Express busca suprir lacunas operacionais de empresas já condicionais no país, oferecendo uma alternativa ágil e eficiente para complementar suas frotas temporariamente.
Total Linhas Aéreas: do transporte de cargas aos voos comerciais
Já a Total Linhas Aéreas, empresa mineira com larga experiência no transporte de cargas e operações fretadas, está pronta para expandir sua atuação. A companhia obteve autorização para iniciar voos normais regulares de passageiros e usar slots – uma autorização para operação de pouso ou decolagem em um aeroporto coordenado, em datas e horários específicos -, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais disputados do país.
A operação contará com jatos Embraer 195, conhecidos por sua eficiência e conforto em rotas regionais, além de aeronaves ATR-72, ideais para trechos de curta distância com menor demanda. Inicialmente é que a previsão dos voos comecem também no primeiro semestre de 2025.
Com essa movimentação, a Total busca ocupar um espaço estratégico no mercado de aviação regional, ligando cidades de médio porte a grandes centros urbanos.
Concorrência e mais opções para o passageiro brasileiro
A chegada dessas duas novas empresas deverá provocar um impacto positivo na aviação brasileira. Com a Avion Express oferecendo suporte operacional para outras companhias aéreas e a Total Linhas Aéreas ampliando a conectividade regional, o consumidor final poderá se beneficiar com mais opções de voos, maior disponibilidade de assentos e, especificamente, melhores preços.
Além disso, a entrada de novas operadoras no mercado contribui para a diversificação do setor aéreo nacional, reforçando a competitividade e incentivando inovações nos serviços prestados.
Acompanhe mais notícias sobre o setor aéreo aqui no portal da Aerojota.
Visite o Aerojota: O Maior Classificados Aeronáutico do Brasil
