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Balão Juninio na rota / Piloto Ruy Flemming

Lendas Urbanas na Aviação

Balão junino na rota! Uma ANV cruzou sem coordenar! Seu TCAS não te avisou de um tráfego! Existe um conflito de frequência num determinado ponto!

Qual foi o último RELPREV que vc preencheu?

Vc e eu já ouvimos um pouco de tudo no quesito “lendas urbanas da aviação”.

– Transmitir na frequência de coordenação ou ligar o transponder vai ter que pagar taxa pro DECEA.
– Voar nas REA/REH aumenta demais o tempo de voo e é inútil.
– Ninguém faz nada pra coibir e disciplinar esses balões juninos?

Tem várias outras.

Principalmente por desconhecimento, mas tbm por alguns acreditarem nas lendas urbanas que orbitam a aviação é que existem algumas posturas que podem melhorar nossa vida com o mínimo esforço.

Alguns RELPREV seriam economizados se a gente tivesse o hábito de passar os olhos em alguns documentos. Quer um exemplo? A AIC N 33/18, que trata da Circulação Visual na TMA-SP. Se a REA é de mão dupla, voe à direita do eixo. Faróis e transponder ligados. Sempre. Fale só o essencial. Isso e muito mais está lá.

Um RELPREV vai pro CENIPA que tem entre suas funções prevenir situações de perigo.

A prevenção só vai acontecer se o CENIPA souber que ela existe e, em alguns casos, é recorrente.

O CENIPA não pune. E é bem claro que muita coisa pode melhorar com simples ações educativas.

Agora chegou o momento do mea-culpa.

As coisas só não estão melhores pq eu não tinha o hábito de preencher um RELPREV. Talvez seja tbm o seu caso.

O RELPREV é essencial.
Já preencheu um RELPREV relatando aquela situação desconfortável que vc viveu?
Bons voos pra gente!
Flemming


Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.

Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

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