Balão junino na rota! Uma ANV cruzou sem coordenar! Seu TCAS não te avisou de um tráfego! Existe um conflito de frequência num determinado ponto!
Qual foi o último RELPREV que vc preencheu?
Vc e eu já ouvimos um pouco de tudo no quesito “lendas urbanas da aviação”.
– Transmitir na frequência de coordenação ou ligar o transponder vai ter que pagar taxa pro DECEA.
– Voar nas REA/REH aumenta demais o tempo de voo e é inútil.
– Ninguém faz nada pra coibir e disciplinar esses balões juninos?
Tem várias outras.
Principalmente por desconhecimento, mas tbm por alguns acreditarem nas lendas urbanas que orbitam a aviação é que existem algumas posturas que podem melhorar nossa vida com o mínimo esforço.
Alguns RELPREV seriam economizados se a gente tivesse o hábito de passar os olhos em alguns documentos. Quer um exemplo? A AIC N 33/18, que trata da Circulação Visual na TMA-SP. Se a REA é de mão dupla, voe à direita do eixo. Faróis e transponder ligados. Sempre. Fale só o essencial. Isso e muito mais está lá.
Um RELPREV vai pro CENIPA que tem entre suas funções prevenir situações de perigo.
A prevenção só vai acontecer se o CENIPA souber que ela existe e, em alguns casos, é recorrente.
O CENIPA não pune. E é bem claro que muita coisa pode melhorar com simples ações educativas.
Agora chegou o momento do mea-culpa.
As coisas só não estão melhores pq eu não tinha o hábito de preencher um RELPREV. Talvez seja tbm o seu caso.
O RELPREV é essencial.
Já preencheu um RELPREV relatando aquela situação desconfortável que vc viveu?
Bons voos pra gente!
Flemming
Coletivo prá cima. Cíclico á frente!
Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –
Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…